7 dicas para organizar um home office agradável e produtivo

Os tempos mudaram e muitas coisas já não são mais como antigamente. O ambiente de trabalho, por exemplo, não precisa mais ser um escritório em uma empresa. Muitas pessoas atualmente são adeptas do home office, que como o próprio nome já diz, nada mais é do que um escritório em casa.

Trabalhar em regime de home office tem seus prós e contras. Um dos maiores desafios certamente é manter a produtividade, já que estando em casa é mais fácil ter distrações. Esse e outros problemas podem ser evitados com a ajuda de uma boa organização do espaço. Confira nossas dicas:

7 dicas para organizar seu home office

1. Evite decoração com muitas distrações

blog-print-loja-7-dicas-para-organizar-seu-home-1office

Quando você cria um ambiente na sua própria casa, é natural que você queira inovar e ousar um pouco. Mas lembre-se que muitas cores e itens muito diferentes podem te distrair e tirar o foco do que realmente importa.

2. Foco na iluminação

blog-print-loja-7-dicas-para-organizar-seu-home-office-7

Se possível, monte seu home office próximo à uma janela onde tenha entrada de sol. O sol faz bem e ajuda a te manter disposto. No seu horário de descanso ainda pode ser uma ótima distração. No entanto, apenas a luz natural não será o suficiente. Invista também em uma boa iluminação com boas lâmpadas e luminárias de mesa. Dessa forma você terá um ambiente funcional e bonito.

3. Armazene documentos de maneira inteligente

blog-print-loja-7-dicas-para-organizar-seu-home-office-6

(confira aqui pastas e caixas organizadoras)

O armazenamento de documentos e outros papéis merece um local adequado. Invista em um armário, pastas ou prateleiras que cumpram a função de armazenar os papéis necessários e lembre-se de posicionar o móvel de maneira que facilite a busca quando preciso.

4. Lembre-se da ergonomia

blog-print-loja-7-dicas-para-organizar-seu-home-office-2

A ergonomia é o estudo da relação dos seres humanos com os ambientes em que se encontram. O estudo busca o bem-estar nesses ambientes, buscando evitar problemas de coluna, de visão, dores, entre outros. Atentar-se à ergonomia é investir em uma boa cadeira, posicionar o monitor do computador em altura adequada para a visão, entre outros detalhes que fazem toda a diferença e evitam uma série de problemas.

5. Mantenha itens relevantes perto de você

blog-print-loja-7-dicas-para-organizar-seu-home-office-5

Se você precisar sair toda hora para buscar o que precisa, é bem provável que se esbarre com tentações como a TV, seus pets, afazeres domésticos, entre outros. Evite essas distrações e mantenha todo o material que precisa para desempenhar sua função bem perto de você.

6. Mantenha um bom espaço para circulação

blog-print-loja-7-dicas-para-organizar-seu-home-office-3

Se o seu espaço disponível é pequeno, é preciso atentar-se ainda mais a essa dica. É interessante manter pelo menos 60 cm entre a mobília para uma boa circulação. Um ambiente abarrotado de coisas causa um clima claustrofóbico e nada agradável para um home office.

7. Seu home office, sua personalidade

blog-print-loja-7-dicas-para-organizar-seu-home-office-4

No ambiente de trabalho home office você pode deixar o seu escritório com a sua cara. Aproveite para decorar com o que você gosta e transforme esse ambiente em um local confortável e que te motive a trabalhar. Só não se esqueça das orientações da dica 1.

É válido lembrar que as dicas valem não apenas para quem trabalha em home office, mas como também para organizar um ambiente de estudos ou até mesmo para o espaço onde você costuma organizar suas finanças entre outros itens da vida pessoal. Organização é tudo!

 

Confira mais artigos em nosso blog.

Deixe seu comentário