Papel para imprimir fotos: saiba como escolher

Com o uso da fotografia digital, o ato de imprimir fotos se tornou cada vez menos comum. No entanto, muitas pessoas ainda apreciam a emoção de ter a fotografia em mãos para apreciar as memórias mais especiais. Se você faz parte do time de pessoas que não abre mão da fotografia impressa, é importante saber escolher qual papel para imprimir fotos, faz toda diferença!

Como escolher o papel para imprimir fotos ideal

Na hora de imprimir suas fotos, inúmeras dúvidas podem surgir em meio a tantas opções de papel fotográfico. O tipo de papel influencia e muito o resultado final da impressão da sua fotografia. Para ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas valiosas. Confira:

1. Atente-se à gramatura do papel

Como escolher papel fotográfico

A gramatura do papel determina a resistência do mesmo. Dessa forma, quanto maior a gramatura, maior sua qualidade, já que a nitidez e o brilho da imagem aumentam, uma vez que há mais fibras de papel por cm². As gramaturas maiores são mais indicadas para impressões profissionais ou imagens de maior qualidade. É interessante conferir o manual do seu equipamento e qual é a indicação do fabricante para a gramatura máxima.

2. Confira o tamanho da sua imagem

papel para imprimir fotos

O tamanho da imagem pode determinar o tamanho do seu papel. Imagens de celular, por exemplo, não aceitam uma ampliação tão grande. Para o tamanho de papel padrão 10cm X 15cm, é interessante que a imagem tenha pelo menos 3 megapixels, caso contrário a qualidade deixará a desejar.

3. Acabamento

Como escolher papel fotográfico

Os papéis fotográficos podem ter diversos tipos de acabamento e cada um deles traz um resultado diferente. Os mais comuns são glossy, acetinado e fosco. Entenda mais:

Glossy (brilho): esse tipo de papel é indicado para quem deseja obter cores vivas e vibrantes, esse acabamento destaca todos os detalhes da fotografia. No entanto, o papel adere facilmente a marcas de dedos e pode grudar em superfícies de vidro, como por exemplo, em porta-retratos.

Acetinado (semi-brilho): possui as mesmas indicações que o papel glossy, no entanto, sua textura oferece a vantagem de não aderir marcas de dedos e também não gruda em superfícies de vidro. É o papel ideal para fotos que ficarão em porta-retratos.

Fosco (pouco brilho): como possui maior porosidade, esse papel quase não adere marcas de dedos. É muito utilizado em álbuns de fotografias de casamento, aniversários, entre outros. É uma textura que remete ao sofisticado e valoriza muito imagens em preto e branco.

4. Preço

Como escolher papel fotográfico

Se você quer imprimir um grande número de fotografias, vale a pena investir em um pacote com diversas folhas. Dessa forma, o valor por folha sai muito mais em conta.

5. Onde encontrar papel fotográfico

Como escolher papel fotográfico

Agora que você já tem dicas preciosas para comprar o papel fotográfico ideal para suas impressões, é importante saber onde encontrar. Na PrintLoja temos diversos tipos de papel fotográfico e com aquele precinho especial. O papel fotográfico que você precisa, você encontra em nossa loja.

Confira mais artigos em nosso blog.

Deixe seu comentário