21 de outubro de 2016
“Um ou mais cartuchos parecem estar danificados”, esta é a mensagem de erro exibida após a atualização no firmware da HP em suas impressoras fazendo com que os cartuchos compatíveis (não originais) não fossem reconhecidos.
Essa atualização ocorreu nos seguintes modelos de impressoras:
HP OfficeJet 6812
HP OfficeJet 6815
HP Officejet Pro 6230
HP OfficeJet Pro 6830
HP OfficeJet Pro 6835
HP OfficeJet Pro 251dw
HP OfficeJet Pro 276dw MFP
HP OfficeJet Pro 8100
HP OfficeJet Pro 8600
HP OfficeJet Pro 8600
Plus HP OfficeJet Pro 8600 premium
HP OfficeJet Pro 8610
HP OfficeJet Pro 8615
HP OfficeJet Pro 8620
HP OfficeJet Pro 8625
HP OfficeJet Pro 8630
O motivo?
Tentar barrar e denigrir o consumo de cartuchos compatíveis ou remanufaturados, para que o consumidor voltasse a adquirir originais. No entanto os originais de fábrica custam muitas vezes até 3 ou 4x mais que um cartucho compatível. Isso fez com que a procura pelo compatível aumentasse, pois, apesar de não ser fabricado na HP a qualidade é a mesma além de ter um rendimento maior.
A jogada da HP
A HP solicitou aos usuários de suas impressoras que fizessem uma correção de segurança no firmware, onde na verdade eles atualizaram também o bloqueio de cartuchos não originais, no caso os compatíveis e remanufaturados.
“Um ou mais cartuchos parecem estar danificados”
A repercussão mundial do caso
A EEF (Fundação Fronteira Eletrônica), uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo declarado é proteger os direitos de liberdade de expressão na era digital, publicou uma carta à HP criticando o bloqueio realizado, alegando que eles agiram de má fé e ludibriaram o consumidor. Como resposta a HP disponibilizou em seu site a remoção da atualização de firmware (link abaixo), onde o consumidor pode buscar pelo modelo de impressora e voltar atualizar novamente o firmware para que a impressora volte a aceitar o uso de cartuchos não originais do fabricante.
http://support.hp.com/br-pt/document/c05309732
A resposta da HP
A resposta da HP foi muito bem aceita pelos consumidores e o índice de satisfação voltou a subir, os cartuchos não originais voltaram a ser reconhecidos na impressora.
O Link abaixo lhe direciona para a página da HP com manual de procedimento para liberar o firmware para uso de cartuchos não originais, enjoy!
http://support.hp.com/br-pt/document/c05309732
A Print Loja trabalha com cartuchos ORIGINAIS e COMPATÍVEIS e é a favor da livre escolha que o consumidor tem em escolher qual cartucho utilizar em sua impressora.
Confira mais artigos em nosso blog.
A minha HP 7740 está com essa mensagem após eu tentar recarregar meus cartuchos, ela mostra o ícone do cartucho preto, substituí apenas o preto por um cartucho original HP novo e mesmo assim a mensagem não desaparece, será que tratasse do mesmo bloqueio? tem o link pra desbloquear essa impressora ou eu terei que comprar todos os cartuchos originais?
Olá Uedson, Configuração > configuração do sistema > configuração de suprimentos > Proteção de cartucho e desmarcar a opção “Proteger cartucho“, fazendo isso vai reconhecer os toners compatíveis.
Boa tarde, a minha impressora HP Officejet Pro 276dw está do mesmo jeito, o que faço?
Olá Robson,
O procedimento para essa impressora HP Officejet Pro 276dw é totalmente diferente. Recomendamos falar com alguém especializado nisso e não é tão fácil de encontrar pois envolve mudanças físicas na impressora. Infelizmente. 🙁