Ícone do site PrintLoja Blog

Cartucho e Toner tem Validade?

Cartuchos e Toners tem Validade

Há não muito tempo, no Brasil, os alimentos não traziam a informação do prazo de validade, o que sempre gerava insegurança no consumidor quanto à integridade do que se estava comprando. Algumas vezes, comprava-se para usar no mesmo dia e ao abrir descobria-se que estava estragado. Foi somente nos anos 80 que a data de validade se tornou obrigatória e não só nos alimentos, mas também em medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, produtos de limpeza e, claro, cartuchos para impressora.

A importância da data de validade no cartucho e toner

Ao contrário dos alimentos e medicamentos, o consumidor não estará colocando sua saúde em risco ao levar pra casa um cartucho de tinta vencido, mas nem por isso as consequências são poucas. Nos casos mais simples o desempenho do cartucho não será o mesmo, com qualidade inferior na impressão (letras borradas ou com menos vivacidade nas cores, por exemplo).

Mas também pode haver consequências mais sérias como quando o cartucho simplesmente não funciona (não imprime nada, mesmo que seja em qualidade inferior) ou pior, prejudica a impressora, causando entupimento da cabeça de impressão, por exemplo.

O cartucho de tinta contém uma quantidade de tinta líquida cujas características de viscosidade e densidade podem se alterar após o vencimento, fazendo que a tinta endureça ou até mesmo se solidifique. Já o tonner contém um pó de toner que pode empedrar, o que também o inutiliza.

Por isso a data de validade é muito importante e deve sempre ser levada a sério, sem exceções. Quando se utiliza um cartucho vencido você não sabe de antemão quais as consequências. Então não arrisque!

Kit de cartuchos de tinta usado – Fonte: Youtube

Tudo que foi dito aqui sobre cartucho de tinta vale também para tonner de impressora a laser. E com muito mais ênfase, afinal as impressoras laser em geral são muito mais caras que as impressoras jato de tinta.

Comprando para estocar

Mas não é por causa do prazo de validade que você não pode comprar em grandes quantidades para aproveitar aquela promoção imperdível. Claro que tudo vai depender da quantidade que você imprime, mas se você já tem uma impressora é porque suas necessidades de impressão vão bem além daquela vez ou outra que tudo mundo tem de precisar imprimir algo.

Nesse caso nada melhor do que aproveitar as ofertas, promoções, saldões, etc, para comprar uma grande quantidade e economizar um bom dinheiro. Ocasiões especiais como a Black Friday também são uma ótima oportunidade. Mas se atente para dois fatos.

O local onde você vai guardar seus cartuchos e/ou tonners não pode ser qualquer um. Eles precisam ser armazenados em local abrigado da incidência da luz solar direta e não podem ficar expostos à umidade nem a altas temperaturas. Não é difícil ter um local que atenda essas exigências, mas nunca se esqueça delas!

precisam ser armazenados em local abrigado da incidência da luz solar direta e não podem ficar expostos à umidade nem a altas temperaturas

É fundamental um local adequado para que você garanta que seus cartuchos e/ou tonners durem o tempo indicado no prazo de validade.

Outro ponto importante é onde você vai comprar seus suprimentos de impressão. Pouca gente se atenta a isso, mas você pode comprar um cartucho que falta apenas dois meses para vencer ou um que vai vencer somente daqui a dez meses. O prazo de validade de um cartucho ou tonner pode variar de marca para marca e até mesmo de diferentes produtos da mesma marca, mas o mais comum é a validade de 1 ano a partir da data de fabricação.

Por isso, para ter mais tempo para usar seus cartuchos é importante que você compre produtos que foram fabricados há pouco tempo. Mas como garantir isso? Uma boa dica é comprar em sites ou lojas que vendem muito.

Afinal, se vendem muito os suprimentos à venda sempre serão de fabricação recente e com isso você terá muito tempo para usá-los antes que o prazo de validade expire.

Para prolongar a validade dos nossos produtos, eles vem embalados de forma que prolongue sua vida útil. Por exemplo, os toners vem com uma caixa dura, todos os lacres necessários, coberto por um grosso saco plástico e ainda no “air bag”.


Embalagem segura para evitar danos – Fonte: Print Loja

É nesse aspecto é difícil superar a PrintLoja. A PrintLoja vende para todo o Brasil e por ter ótimos preços também vende muito. E para São Paulo e região a entrega ainda é feita em até 48 horas pra você não perder nem alguns dias do prazo de validade no transporte.

E para facilitar ainda mais para você, a PrintLoja já oferece combos de cartucho de tinta e de tonner. Muito mais prático e com um preço ainda menor. E você ainda economiza no frete!

Compre seus cartuchos de tinta e tonners na PrintLoja e não corra o risco de comprar um produto próximo ao vencimento!

Se ficou alguma dúvida, fale conosco através da nossa Central de Atendimento do site www.printloja.com.br. Fomos eleitos o Melhor Atendimento do e-commerce no ramo de materiais de escritório. Esperamos por você!

Precisa de calendário 2023 com feriados? DISPONÍVEL EM NOSSO BLOG!!