Ícone do site PrintLoja Blog

Como calcular 5% de cobertura da página?

Descubra Porque Seu Cartucho de Tinta Acaba Rápido

Algo importante a considerar na escolha de uma impressora ou cartuchos para substituição, é a quantidade de tinta que o cartucho contém. A quantidade de tinta ou toner no cartucho é geralmente chamado de rendimento do cartucho ou de rendimento de página.

Ao saber sobre o rendimento do cartucho, você poderá estimar quantas cópias poderão ser impressas. Por exemplo, o Cartucho de Toner HP 283A é um cartucho de toner que possui um rendimento declarado de 1.700 páginas, enquanto o cartucho HP 970 XL jato de tinta é capaz de imprimir 9.200 páginas.

Mas o que acontece é que as páginas impressas diferem umas das outras. É diferente por exemplo você imprimir uma lista de coisas a fazer ou um relatório de 10 páginas.

Você sabe como calcular 5% de cobertura da página?

Para mensurar o rendimento do cartucho, alguns fabricantes de impressoras baseiam o rendimento de cartucho/toner preto em 5% de cobertura. Isso significa que apenas 5% de toda a página é coberta com tinta ou toner. Além disso, 5% de cobertura seria uma impressão “básica” sem caracteres em negrito, sem gráficos e sem imagens.

Toners para impressoras laser e copiadoras baseiam o rendimento entre 20% e 35% de cobertura (5% a 7% por cor).

Agora veja o que seria uma cobertura de 5% no texto abaixo utilizando um papel A4 comum:

Modelo de 5% de rendimento da página

Enchendo a página, conseguimos repetir o mesmo texto em 6x, o que nos dá uma cobertura de 30%. Isto parece mais como uma página impressa comum:

Modelo de 30% de rendimento da página

Agora você deve estar com dúvida em porque os fabricantes não medem o rendimento dos cartuchos em cobertura de 30% da página para ficar mais próximo à realidade que temos em nosso dia a dia?

Se os fabricantes colocarem a cobertura de 30% da página, a quantidade de páginas que poderá ser impressa cairá significativamente e por isso adotam esse padrão.

Independentemente da razão para usar cobertura de 5%, agora você sabe o que é e pode aproximá-la para suas impressões.

Você também pode economizar muito mais com os produtos da Print Loja. Clique aqui para acessar nossa loja agora mesmo e confira!