Ícone do site PrintLoja Blog

Como funciona um toner? Saiba como funciona

COMO FUNCIONA UM TONER?
 

As impressoras a laser, contam com uma tecnologia diferente e inovadora, com mais qualidade e rapidez. Ao invés de utilizar os famosos cartuchos de tinta, a impressora a laser possui um toner com tinta em pó. Pode parecer um pouco confuso, mas afinal, você sabe como funciona um toner?

As impressoras laser são um pouco mais complexas do que as de Jato de Tinta (inkjet). Diferente delas, o toner não joga a tinta diretamente no papel como uma impressora que utilizar cartucho de tinta. O que vamos explicar logo abaixo.

Exemplo de um toner 285a de impressora laser P1102w.

Como funciona um toner?

A tinta utilizada no toner  é na realidade um pigmento em pó de carbono que é adicionado alguns polímeros.

  1. O toner joga este pó, que esta carregado positivamente no cilindro fotorreceptor, em que as cargas opostas se atraem.
  2. O pó vai apenas grudar nas partes onde tiver carga negativa, formando uma imagem com camada de tinta.
  3. Ao puxar o papel a impressora o carrega negativamente.
  4. Quando o papel passa pelo cilindro ele atrairá as partículas de pó, pois elas estão com cargas positivas.
  5. Finalmente quando o papel passa pela esteira o pigmento é aplicado de maneira muito rápida.
  6. Em seguida o cilindro é descarregado para que não atraia o papel novamente.
  7. Para finalizar, existe um fusor que aquece a altas temperaturas, o que faz as partículas de tinta se fundir ao papel, devido a isso o papel sai quente a impressora.
  8. Com a alta velocidade da impressão o papel apenas aquece sem queimar parte alguma.
Ilustração da Impressora a laser por dentro.

É uma tecnologia muito antiga, porém, ainda muito rápida e eficiente, garante uma qualidade superior de impressão e rapidez.

Para ilustrar esses passos a Lexmark tem um vídeo ilustrativo:

Para o pó ser distribuido uniformemente no papel, a lâmina doctor blade trabalha neste sentido.

O toner colorido tem a mesma mecânica, entretanto, funciona com um conjunto de 4 toners: Preto, Magenta, Amarelo e Ciano.

Veja o vídeo do da Impressora laser colorida funcionado:

As impressoras a laser são mais comuns em escritórios ou locais onde a qualidade é mais importante do que a economia gerada pela impressora a jato de tinta.

De modo geral as impressoras laser imprimem em uma velocidade muito superior. Para escritórios que faz muitas impressões diariamente  precisa de agilidade, ela é muito indicada.

A PrintLoja trabalha com uma diversidade muito grande de cartuchos e toner para impressora e também com insumos para toner como pó, cilindros, réguas, películas e muito mais.

Acesse nosso site e conheça os produtos: www.printloja.com.br. Aqui você vai encontrar os melhores preços do Brasil e também a maior variedade, são milhares de clientes atendidos todos os meses.