Ícone do site PrintLoja Blog

Como limpar tinta de impressora

como limpar tinta de impressora

Remoção de manchas de tinta em tecido

Como limpar tinta de impressora, aprenda de uma vez por todas como resolver este problema, aparentemente, sem solução!

Uma das coisas mais chatas que acontecem quando utilizamos cartuchos de impressora é quando o cartucho vaza e a tinta derrama.
Quando a tinta vaza na mesa pode ser fácil de limpar, porém, quando vaza em sua roupa, sua mão ou tapete as coisas complicam.
Os cartuchos de tinta modernos são projetados para manter a tinta dentro do próprio reservatório e para não derramar ou secar, mas, ocasionalmente, problemas podem acontecer. Nenhum método de limpeza é 100% infalível, mas podemos ajudar a diminuir o problema.

Abaixo algumas dicas de como limpar tinta de impressora:

Remover a tinta de impressora de suas mãos

Para limpar a tinta de suas mãos é muito fácil e existem várias maneiras de fazer isso. O método mais simples é esfregando com sabão neutro e água fria por alguns minutos, enxaguar e repetir até que limpe toda tinta (obs: quanto mais rápido você conseguir lavar após se sujar de tinta, mais fácil será para removê-la de suas mãos).

Se utilizar álcool, fica mais fácil pois o álcool quebra as moléculas de tinta e com isso a tinta é facilmente dissolvida.
Outro produto que ajuda muito na limpeza de tinta de suas mãos é o spray para limpeza de vidro (facilmente encontrado em supermercados), borrife um pouco na área que sujou, aguarde alguns minutos e lave com água e sabão, esse produto não é indicado para utilização em sua pele, fique atento a isso.

 

Remoção de tinta para impressora de sua roupa

Quando a tinta do cartucho vaza e atinge sua roupa, a tarefa fica muito mais difícil para limpeza. Ao contrário de sua pele, a tinta é rapidamente absorvida no tecido. Se você tiver alguma esperança de recuperar sua roupa você tem que agir rápido antes que a tinta seque. Quando a tinta secar, é quase impossível salvar a roupa da mancha. Outra coisa importante a lembrar: use água fria. A água quente vai fixar ainda mais a tinta em sua roupa. Sempre use água fria.

O primeiro passo para lidar com tinta em sua roupa é diluir a tinta com água fria. Utilize um papel toalha úmido e pressione contra a mancha até que o excesso de tinta seja removido. Em seguida tente remover o restante da tinta com algum solvente sem danificar o seu vestuário.

Cuidado se utilizar álcool, ele pode diluir a tinta e liberá-la mais ainda aumentando o problema. Utilize toalhas de papel para remover a tinta, pressionando ambos os lados da roupa. Pressione os papéis de forma a prensar a roupa, sempre trocando o papel quando ele ficar muito sujo de tinta. Repita este ciclo algumas vezes até limpar a sua roupa em seguida lavar conforme as instruções na etiqueta e mesmo assim NÃO utilize água quente ou morna.

 

Remoção de tinta de cartucho do tapete / carpete

Derramando tinta da impressora em seu tapete apresenta um desafio único, mas não impossível de resolver. O primeiro passo é secar a mancha com uma toalha de papel úmido. Faça isso até que a toalha de papel não absorva mais tinta quando você aplicar pressão. Utilize agora uma toalha de algodão ou pano e molhe com álcool. Seque a tinta a partir do exterior para o interior (de fora para dentro da mancha). Se isso não remover a mancha, tente usar água oxigenada. Se mesmo assim não conseguir limpar o tapete / carpete, terá que encontrar profissionais para utilizar solventes específicos para isso. Uma dica, quanto antes tentar remover a tinta, mais fácil será a remoção da mancha.

Sempre que tiver utilizando cartuchos jato de tinta, procure ter próximo à você: álcool, água oxigenada, toalhas limpas e sempre tente resolver o mais rápido possível o problema de vazamento de tinta, jamais deixe a tinta secar completamente.
Na maioria das situações, os cartuchos de tinta não vão vazar o bastante para que manche alguma coisa, mas se você recarrega cartuchos ou vai substituir um cartucho que não está 100% vazio na impressora, é melhor estar preparado.

 

Acompanhe mais artigos em nosso blog.