Ícone do site PrintLoja Blog

Comprar uma impressora: o que devo considerar?

COMPRAR UMA IMPRESSORA: O QUE DEVO CONSIDERAR?

Impressora, qual o melhor modelo?

Comprar uma impressora, deve começar por considerar os custos que teremos a longo prazo investimento que será feito. Um custo recorrente de impressão é com a compra de cartuchos e toners, e este será nosso foco neste artigo. Às vezes, comprar uma impressora com um custo inicial mais baixo pode gerar custos mais elevados a longo prazo.

Vamos analisar os principais tipos de impressora e indicar o uso mais adequado para cada caso.

Cartuchos de Tinta

Os cartuchos de tinta vem com um aviso sobre sua capacidade de impressão, apresentando a expectativa de quantas páginas o cartucho poderá imprimir. Dividindo o preço do cartucho pela capacidade de impressão podemos chegar ao custo médio por página impressa por cartucho – use isto para determinar seu orçamento ao longo do período desejado e escolher o tipo de cartucho de tinta mais rentável para seu projeto.

A capacidade de impressão é apenas uma estimativa referenciada nas diretrizes padrão ISO 247111. O número real de páginas impressas por cartucho será determinado por diversos fatores como os tipos de impressão, qualidade etc. Esta estimativa de capacidade de impressões geralmente é baseado em uma cobertura padrão de 5% da página.

Neste artigo nós exploraremos os diferentes tipos de cartuchos de impressão disponíveis no mercado e indicaremos para quem eles podem ser mais vantajosos.

Cartuchos Pretos

A maioria das impressoras convencionais utiliza a escala CMYK, usando tons de ciano, magenta, amarelo e preto para produzir impressões coloridas. Esse tipo de impressora utiliza cartuchos de cores únicas e portanto exigem que os usuários invistam em cartuchos de cores distintas, para imprimir uma paleta de cores completa.

Os cartuchos pretos podem ser benéficos para altos volumes de impressão podendo ajudar a reduzir desperdícios, melhorando posteriormente a eficiência de custos. Substituindo apenas o cartucho de cor esgotado, nenhuma tinta é desperdiçada.

Cartuchos Coloridos

As impressoras coloridas geralmente suportam apenas dois cartuchos: um preto e outro para ciano, magenta e amarelo. Os cartuchos Ciano, Magenta e Amarelo precisarão ser substituídos quando apenas uma das cores esgotar – potencialmente desperdiçando tinta não utilizada.

Este cartucho é eficiente para uso doméstico (que não depende muito de impressões coloridas) por sua versatilidade.

Cartuchos coloridos individuais

Algumas impressoras coloridas também possuem um cartucho para cada cor, estas impressoras podem levar a economias significativas para os usuários. Ambientes que utilizam quantidades homogêneas de cores se beneficiam com essa economia, pois todos os cartuchos serão utilizados, reduzindo desperdícios.

Cartuchos XL

As impressoras que têm capacidade para suportar cartuchos XL podem reduzir os custos de tinta no longo prazo devido ao menor custo e maior capacidade. Ao reduzir a quantidade de embalagem, os custos são reduzidos – ajudando o usuário do cartucho XL a economizar dinheiro.

Toners

Encontrado nas impressoras a laser, o toner de impressão tem um sistema de funcionamento distinto da impressão jato de tinta. Os toners, utilizam tinta em pó. Impressoras laser são mais ágeis que as jato de tinta e também apresentam um melhor custo-benefício (geralmente ultrapassando mil cópias). Este tipo de impressora é recomendada para casos onde o volume de impressão é muito alto.

Aprenda mais sobre o custo benefício de toners compatíveis neste artigo.

Para esclarecer dúvidas ou encontrar o tipo de cartucho ideal na hora de comprar uma impressora, visite nosso site ou ligue para nossa equipe de atendimento 0800 600 7852.

Confira mais artigos em nosso blog.