Ícone do site PrintLoja Blog

O que fazer quando a impressora não imprime? Saiba como resolver.

1) Painel da frontal da impressora.
Painel frontal da impressora – Fonte Imagem

A sua impressora não recebe o comando de imprimir? Isso pode ser uma consequência de diversos fatores e, para solucionar, é preciso identificar qual é o problema e aplicar o comando correto para voltar a imprimir.  Evite o desperdício de papel e cartucho da impressora.

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura deste post e saiba quais podem ser as causas e o que fazer quando a impressora não imprime em cada situação com nossas dicas exclusivas.

Como fazer a impressora imprimir novamente?

Uma impressora sem imprimir pode trazer muito transtorno, principalmente se você trabalha com ela. Por isso, vamos te explicar os principais motivos que levam a falha na impressão e compartilhar um passo a passo exclusivo para solucionar o seu problema de uma vez por todas.

Em alguns casos, o problema está na falta de conexão de cabos, então a solução é bem simples. Já em outros, é preciso fazer a limpeza do seu spooler de impressão ou até reconfigurar a sua impressora, o que demanda um processo diferente.

Se você está pensando que vai ser difícil, não precisa se preocupar: todos os processos são bem simples e você mesmo pode resolver o problema de impressão do seu equipamento em apenas alguns minutos. 

Para solucionar o seu problema, siga o passo a passo e explicações que nós separamos para você sobre cada situação e volte a imprimir normalmente agora mesmo! 

Saiba o que fazer quando a impressora não imprime.

Para saber como fazer a impressora imprimir novamente, listamos um passo a passo para cada situação dentre os principais motivos de falha na impressão. Anote essas dicas e faça os testes na sua máquina:

Verifique a conexão.

O primeiro passo a passo para resolver o problema de uma impressora sem imprimir é verificar a conexão entre o equipamento e o seu computador. Confira o que fazer:

Verifique a conexão entre o equipamento e computador – Fonte da Imagem: Youtube
  1. Verifique a conectividade dos cabos USB ou da rede Wi-Fi, caso a sua impressora seja wireless. 
  2. Verifique todos os aparelhos que conectam a sua impressora ao computador, como roteadores e hubs. Reinicie todos eles, desconectando e conectando novamente.

Observe também se não existe algum fio danificado, neste caso pode ser necessário realizar a substituição do cabo USB por um novo. 

  1. Depois de desconectar e conectar todos os cabos de conexão, verifique se o computador reconheceu a sua impressora. Para isso, acesse o painel de controle e clique em “Exibir impressoras e dispositivos”, conforme mostramos na imagem abaixo. 
Hardware e Sons- Fonte da imagem: Youtube

Apague os arquivos da fila de impressão.

Se a sua impressora continua com falha na impressão, faça uma limpeza no seu spooler de impressão para retirar todos os arquivos que podem estar na fila. Entenda como fazer:

Clique no botão Windows + R – Fonte da imagem: Youtube
Procure por “Spooler de Impressão” – Fonte da imagem:
Acesse a página em que ficam os arquivos temporários- Fonte da imagem: Youtube.
Clique na opção “iniciar” como na imagem. – Fonte da imagem: Youtube

Esse processo é necessário para reativar seu spooler de impressão e conseguir imprimir novamente. Sem essa ativação, a sua impressora não vai funcionar, pois o spooler é responsável por enviar os comandos ao equipamento.

Verifique o que está sendo impresso- Fonte da Imagem: Youtube

Na janela aberta, selecione “Impressora” no canto superior direito e verifique se a opção “Usar impressora offline” está desmarcada, conforme ilustração abaixo. Caso esteja ativa, desmarque essa opção.

Verifique se a opção “Usar impressora offline” está desmarcada- Fonte da imagem: Youtube.

Utilize a opção “Solução de Problemas”

Se mesmo depois desses passos, a impressora não recebe comando de imprimir tente resolver com a ajuda do Windows por meio da opção Solução de Problemas. Veja como:

Solução de Problemas – Fonte da imagem: Youtube

Restaure as configurações de fábrica.

Se você seguiu as orientações acima e a sua impressora não recebe o comando de imprimir mesmo depois de todos esses passos, você pode restaurar as configurações de fábrica do seu equipamento. 

Como esse processo varia de um modelo de impressora para outro, é importante verificar as orientações do fabricante que podem ser facilmente encontradas no manual de instruções do seu aparelho.

Garanta boas impressões com tinta de qualidade!

Agora que você já sabe como fazer a impressora imprimir, temos mais uma dica crucial para manter o seu equipamento funcionando perfeitamente: o uso de tintas e cartuchos de qualidade!

Para encontrar suplementos de qualidade e com ótimo custo-benefício para não pesar no seu bolso, a PrintLoja oferece uma variedade de opções de cartuchos de tinta compatíveis para impressoras de grandes marcas, como HP, Canon, Epson e muito mais! 

Acesse a loja e faça a compra sem sair do conforto de casa! Aproveita e conta aqui nos comentários se você testou nosso passo a passo para impressora sem imprimir e qual deles funcionou no seu aparelho.