Ícone do site PrintLoja Blog

O que é fotocondutor de impressora?

O que é foto condutor

O fotocondutor (ou cilindro fotocondutor) é uma peça presente em dispositivos que processam imagens, como impressoras e 4, em alguns casos já acoplado com o toner ou adquirido separadamente, servem para garantir nitidez e qualidade no momento da obtenção de imagens, durante a impressão ou cópia de uma foto, o fotocondutor recebe uma onda de luz (pode ser LED, laser, fluorescente, halógena, dentre outras) e, então, aumenta a precisão da laminação da imagem.

Fotocondutor e toner – Fonte: Youtube

Para garantir o melhor resultado, este componente deve ter um comprimento adequado para receber luz suficiente durante o processo, assim como o corpo do cilindro precisa ser feito com material confiável.

É importante se atentar à conservação do fotocondutor. A melhor forma de estender a vida útil do dispositivo é fazendo manutenções periódicas com profissionais especializados, além de limpezas adequadas para evitar a deterioração da peça.

O que impacta a vida útil do fotocondutor?

Ao adquirir essa peça ou uma impressora que já venha com ela, é preciso ter em mente qual tipo de trabalho será feito no dia a dia e como se dará a conservação do produto. Por isso, esteja atento aos seguintes pontos:

Mantenha o produto conservado em um local seco e arejado – Fonte- Youtube.

Toner: é preciso utilizar junto ou não?

O toner complementa a função desempenhada pelo fotocondutor. Para que a imagem passe para o papel, o cilindro recebe um feixe de luz que “desenha” o caminho que será percorrido pelo conteúdo a ser impresso.

Em seguida, entra em ação o toner, tinta em pó das impressoras. As partículas são depositadas no caminho desenhado no fotocondutor e, então, as imagens são formadas na folha de papel.

Desse modo, não faz sentido utilizar um fotocondutor sem toner, uma vez que o cilindro confere mais precisão ao trabalho e o toner dá cor ao conteúdo impresso no papel.

Alguns modelos de impressoras permitem que você utilize um toner que já possui o cilindro acoplado, como o toner Samsung ML 1610. Ele é compatível com diferentes tipos de impressoras, tem um rendimento médio de três mil impressores, oferece uma impressão de alta performance e reduz os custos por impressão.

Qual a diferença dessas impressoras para aquelas que não utilizam o fotocondutor?

As impressoras com fotocondutor muitas vezes também são chamadas de impressoras a laser justamente porque funcionam por meio de ondas de luz. Por outro lado, as impressoras jato de tinta usam apenas cartuchos para aplicar as cores ao papel.

Este último modelo é recomendado para uso doméstico e pequenas empresas, porque o custo do cartucho é mais alto e a impressão é mais lenta. Já as impressoras a laser funcionam com o pigmento em pó dos toners e fazem impressões rapidamente, com mais nitidez.

Drum da impressora Brother – Fonte Youtube

Recomenda-se que essas impressoras sejam usadas em locais com alto volume de trabalho, pois o custo/benefício é melhor quando comparado ao das impressoras jato de tinta.

Não há uma impressora melhor do que a outra, porque a escolha dependerá da demanda de cada pessoa. É preciso analisar qual o seu objetivo no momento da compra, para então optar por aquela que atenderá melhor suas necessidades.

Principais marcas e impressoras que utilizam fotocondutores:

As impressoras da HP já são produzidas com o cilindro fotocondutor acoplado ao toner, entretanto

 Já nos equipamentos da Lexmark e Okidata essas peças são separadas e devem ser trocadas em diferentes momentos, pois o toner e o fotocondutor têm tempos de vida útil diferentes.

As impressoras Brother e Samsung também são compatíveis com os cilindros.

Dentre os principais modelos de impressoras de cada marca, destaque para:

HP

Samsung

Brother

Lexmark

Okidata

Agora que você já sabe o que são fotocondutores de impressoras, basta investir no melhor para você!

A Print Loja tem uma extensa variedade de fotocondutores de ótima qualidade. Se você esta precisando trocar o seu, então faça uma visita ao nosso site e esfolha o fotocondutor para sua impressora. Temos os melhores preços do Brasil, entrega rápida e frete grátis (consulte condições).

Se ficou alguma dúvida, fale conosco através da nossa Central de Atendimento do site www.printloja.com.br. Esperamos por você!