Ícone do site PrintLoja Blog

Plastificação: quais papéis e documentos posso plastificar?


A plastificação de declarações, certificados, diplomas, escrituras, contratos, atestados, comprovativos, comprovantes e etc, é uma prática antiga e muito eficaz quando se diz respeito à preservação e aumento e durabilidade desses documentos. Mas, você sabia que há restrições de papéis que podem ser plastificados? Aliás, você sabe como o processo de plastificação ocorre? Estas e outras informações você encontra neste tópico.

Bem, podemos começar falando sobre como ocorre o processo de plastificação. Esta operação é, em suma, bem simples. A ação ocorre em máquinas especializadas para este procedimento, utilizando um plástico específico para isso, chamado de plástico polaseal, com diversos tamanhos e espessuras para o trabalho desejado. Ao envolver o documento com o plástico, este é levado à máquina, onde, utilizando do calor e pressão, o mesmo é pressionado e lacrado, tornando assim o papél resistente à água, umidade, gordura, e até atrito com outros objetos.

Mas, apesar de prática, algumas dúvidas surgem em relação à plastificação, para algumas pessoas. Uma das mais comuns é: “posso plastificar todos os meus documentos pessoais?” Prontamente podemos responder que não! Nem todos os documentos podem ser plastificados. Sendo mais direito, o único documento pessoal que pode ser plastificado é o título de eleitor. Sendo os demais proibidos por lei, apesar de muitas pessoas ainda praticarem esta ação. O motivo por trás disso é que, por exemplo no caso de uma CNH, a leitura do documento plastificado pode sofrer algum tipo de interferência e ainda impossibilita a conferência da parte interna do documento, o que ocorre também com os certificados de reservistas. Outro fator que colabora para esta lei é a facilitação da falsificação de produtos plastificados.

Título de eleitor, único documento que pode ser plastificado.

Outros casos de documentos pessoais que podem ser plastificados sem gerar algum problema são os cartões do SUS e carteirinha de estudante. Porém, estas permissões devem ser conferidas conforme leis municipais ou estaduais de sua região, ou órgão de educação ao qual a carteira de estudante se refere.

Mas calma! Você pode plastificar cópias desses documentos, autenticadas em cartório, e esta cópia será aceita como documento pessoal, sem problemas, em todos os órgãos públicos espalhados pelo país.  

Além disso, não só para documentos a plastificação serve. Pelo contrário! Há muitas funcionalidades para esta prática, como por exemplo em cardápios de restaurantes, placas em lugares específicos, onde elas são afetadas pelo sol ou umidade, guias ou informativos em lugares turísticos, cartões de visita, ou até mesmo aquele desenho, foto, poster ou arte especial que você não quer que o “maldoso” tempo estrague. 

Por fim, podemos afirmar que as funcionalidades da plastificação são muitas e na Print Loja você contra uma grande variedade de plásticos polaseais para plastificação, com tamanhos e espessuras diferentes para sua necessidade. Não deixe de conferir acessando nosso site.