Ícone do site PrintLoja Blog

Sublimação: Veja exemplos, tintas, papel transfer, impressoras

SUBLIMAÇÃO: VEJA EXEMPLOS, TINTAS, PAPEL TRANSFER, IMPRESSORAS

Quando se pensa em impressão o que nos vem à mente de imediato é a tradicional impressão em papel, seja em preto-e-branco ou colorida, com economia de tinta ou qualidade fotográfica, em orientação retrato ou paisagem, somente um lado ou frente e verso, enfim, apesar das variações, falou em impressão, pensamos em impressão em papel. No entanto, as possibilidades da impressão vão muito além do papel e uma das mais interessantes é a tinta sublimática. Conheça mais sobre essa tinta e tudo o que você pode fazer com ela. E lembre-se, se precisar de papel transfer e tinta sublimática visite o site da Print Loja.

Tipos de Tinta

Para entender melhor o que é e para que serve a tinta sublimática é importante um breve resumo dos tipos de tinta mais comuns: a corante e a pigmentada. A corante é composta por uma solução, ou seja, as moléculas da substância que dá a cor à tinta encontram-se dissolvidas na água que dá base à tinta. Já a pigmentada é composta por pigmentos que não estão dissolvidos na base da tinta, mas em suspensão nessa base.

Na prática, a diferença entre a corante e a pigmentada é que a corante tem cores mais vívidas e proporcionam um acabamento de maior qualidade nas imagens do que a pigmentada, mas tem como desvantagem que fica borrada e/ou desbotada em caso de umidade. Já a tinta pigmentada resiste à umidade e se mantém inalterada por muito mais tempo. Por isso, para impressões que se deseja maior durabilidade deve-se usar a tinta pigmentada.

Mas ambas as tintas são para impressão em papel e não servem para uso em qualquer outro tipo de substrato. Já a tinta sublimática pode ser usada com diversos tipos de materiais resinados tais como: borrachas, metais, cerâmica, plástico rígido, tecidos sintéticos, etc. Para exemplificar toda a potencialidade do uso da tinta sublimática, vamos a alguns exemplos práticos. Com ela você pode criar os seguintes itens totalmente personalizados: canecas, camisetas, estofados de cadeiras, avental, tábua de carne, porta latinhas, garrafas de alumínio, fronha de travesseiro, boné, balde de pipoca, toalha, meia para celular, capa de notebook. E esses são apenas alguns exemplos. Em princípio, qualquer objeto feito dos materiais citados anteriormente pode passar pelo processo de impressão com tinta sublimática. Ou seja, a imaginação é o limite.

Fonte da imagem: YouTube

O Processo de Sublimação

No processo de sublimação primeiro se imprimi a imagem que se deseja em um papel transfer (aqui é importante ressaltar que se trata de um papel transfer sublimático, próprio para o uso dessa técnica).

Em seguida transfere-se a imagem do papel para a superfície desejada pela prensagem a quente do papel contra o material.

Nesse ponto muitos podem pensar que isso nada mais é do que o processo transfer comum, mas é importante salientar que nesse processo é transferido uma película que fica sobre a superfície do material. Com o tempo essa película vai se quebrando, se soltando, deixando um aspecto muito ruim.

>>> COMPRE PAPEL TRANSFER PARA SUBLIMAÇÃO

No processo de impressão por sublimação, ao aplicar calor ao papel a tinta do papel vai sublimar, ou seja, passar do estado sólido para o estado gasoso e, com isso, a tinta vai se incorporar ao material, ficando resistente à riscos, raspagens e lavagens. Em uma comparação resumida e simplificada, no processo transfer seria como se colássemos uma imagem na superfície do material enquanto na impressão por sublimação a imagem passa a fazer parte da estrutura do material.

Os Equipamentos

O processo de impressão por sublimação tem uma ótima relação custo-benefício, pois para o consumidor comum o resultado final parece ser produto de grandes fábricas, mas, no entanto, basta apenas três equipamentos e muito pouco material para ter esses resultados profissionais. E não é sequer necessário um espaço específico, podendo ser feito em casa mesmo.

Os três equipamentos básicos são o computador, a impressora sublimática e a prensa térmica. O computador é aquele pessoal que todos conhecem, podendo ser desktop ou notebook. É nele que você vai editar e/ou criar as imagens para a impressão.

Fonte da imagem: Pinterest

A impressora sublimática é uma impressora tradicional de jato de tinta, sendo que o diferencial é que a tinta usada deve ser a tinta sublimática em vez da tinta corante que normalmente são usadas nas impressoras.

Impressora HP para sublimação?

É importante se atentar para o fato que nem toda impressora jato de tinta é capaz de trabalhar com tinta sublimática. Antes de comprar, é importante ver nas especificações se a impressora tem essa capacidade para não correr o risco de gastar dinheiro num equipamento que não atenda suas necessidades. As mais conhecidas para esse trabalho são as impressoras Epson da linha L, sendo as mais recomendadas a L220, a L365 e a L375, porém existem outras marcas que também podem ser usadas desde que a tecnologia da cabeça de impressão seja elétrica. As impressoras HP usam tecnologia térmica e por isso nenhuma impressora HP pode ser usada para impressão sublimática.

Fonte da imagem: YouTube

Por fim a prensa térmica. É ela que irá gerar o calor que fará a tinta sublimar e passar do papel transfer para a estrutura do material que está sendo impresso. Existem vários modelos e o importante aqui é que a prensa seja ligeiramente maior do que o maior tamanho de imagem que sua impressora é capaz de fazer. De nada adianta você ter uma impressora capaz de imprimir no tamanho A3 se sua prensa só tem tamanho suficiente para um A4.

Prensa para transfer em canecas – Fonte da imagem: YouTube
Prensa para transfer – Fonte da imagem: YouTube

O Coração do Negócio: a Tinta Sublimática

Equipamentos de alta qualidade e performance e muito conhecimento técnico do profissional que fará a impressão sublimática não adiantará de muita coisa se a tinta usada for ruim. E se a tinta for de qualidade, mas o preço não for competitivo também será um problema, pois o produto será ótimo, mas a um preço que não será possível vender. Por isso, se você quiser fazer da impressão sublimática o seu negócio é fundamental que além de conhecimento e bons equipamentos, a tinta que você usar alie qualidade a um preço adequado.

E nesse caso nada supera a tinta sublimática da PrintLoja. Na PrintLoja você pode comprar tinta sublimática de qualidade em embalagens de 100 ml e de 1 litro. E também kits de 4 embalagens de 100 ml e 4 embalagens de 1 litro onde você economiza ainda mais. É claro que além da tinta, será preciso também o papel transfer sublimático. E na PrintLoja você encontra o papel individual, que atende quem tem impressoras menores ou até mesmo usa o ferro de passar para seus trabalhos e o papel em rolos, para quem imprime em grande escala.

A tinta e o papel são os insumos básicos para quem trabalha com impressão sublimática e, portanto, e aí que o empresário tem que focar toda a sua atenção para poder aumentar os seus ganhos. Na PrintLoja, além de qualidade e preço competitivo você terá uma das entregas mais rápidas do Brasil o que garante que você não ficará sem material para trabalhar.

>>> COMPRE TINTA PARA SUBLIMAÇÃO

O quanto é possível ganhar com a impressão sublimática? Claro que isso depende de tantos fatores que é impossível calcular, mas veja abaixo alguns exemplos de produtos feitos por essa técnica quando comparados com os mesmos produtos “virgens”.

Transfer em Squeeze de alumínio – Fonte da imagem: YouTube
Transfer em capa de IPad – Fonte da imagem: YouTube

Sem dúvida nenhuma os consumidores estarão dispostos a pagar muito mais pelos produtos com as imagens estampadas, salientando ainda que dependendo da sua criatividade e habilidade na criação e/ou manipulação de imagens você poderá ter produtos realmente exclusivos e que despertarão o desejo de muita gente.

Criatividade nas imagens que serão usadas, criatividade nos produtos que serão personalizados e insumos de qualidade, preço competitivo e entrega ágil da PrintLoja é a receita para o sucesso.