Ícone do site PrintLoja Blog

Tinta é capaz de produzir energia solar!

É comum ver novas técnicas de capturar energia solar, pois é uma tarefa bem simples: basta instalar os conhecidos painéis solares onde quer capturar, liga os fios nos lugares certos e espera o sol chegar para iniciar o processo. Porem uma nova técnica veio para revolucionar este mercado,  uma tinta capaz de capturar luz solar e a transforma em energia.

A técnica foi desenvolvida a partir da mistura de nanopartículas de dióxido de titânio com sulfureto ou seleneto de cádmio, que são dois compostos que absorvem fótons, após a produção da tinta ela é aplicada em uma superfície transparente e condutora, então é exposta ao sol e desta maneira se obtém eletricidade.

Apesar de a nova técnica parecer muito eficiente somente 1% da energia solar absorvida foi transformada em energia elétrica, ou seja, a técnica ainda vem sendo aperfeiçoada. Sendo assim os painéis de luz solar ainda são mais eficientes, convertendo cerca de 10 a 15%. Mesmo assim, eles garantem que a fabricação da tinta é relativamente barata e poderia ser produzida em massa sem problemas, a melhor eficiência da conversão foi dada com uma combinação de elementos que gerou uma tinta marrom clara. A tinta foi chamada de Sun-Believable e ainda passa por testes e aprimoramentos.