Ícone do site PrintLoja Blog

Veja 5 dicas práticas para Limpar a Impressora

VEJA 5 DICAS PRÁTICAS PARA LIMPAR A IMPRESSORA

Todo e qualquer equipamento eletrônico pode apresentar defeitos por falta de limpeza periódica. As impressoras, por exemplo, são equipamentos que acumulam sujeira com facilidade e precisam de manutenção frequente.

Estas ações – feitas da forma correta – prolongam a vida útil do equipamento, garantindo melhor resultado desempenho tanto em relação à qualidade das imagens quanto à quantidade de impressões realizadas.

5 dicas práticas para Limpar a Impressora:

Cada modelo – Toner (laser) e Cartucho (jato de tinta) – necessita de ser limpo de modo específico. Existem ainda algumas partes mais complicadas de se limpar, como os bicos da impressora a jato e os espelhos e rolos da laser. Com isso, é preciso se atentar para detalhes antes da limpeza. São eles:

  1. Existem duas partes principais na impressora, a parte lógica e a parte mecânica. Geralmente, a parte que ocasiona o problema é a mecânica. Por isso, o ideal é sempre utilizá-la uma vez por semana, pois a mesma funciona com auxílio de lubrificantes evitando maior atrito. Caso não seja possível, o ideal é realizar os passos indicados no manual do equipamento para a limpeza da cabeça do cartucho.
  2. Busque monitorar o seu equipamento utilizando o software de gerenciamento de impressões. Assim você acompanha os níveis de tinta e procedimentos indicados. Evite usar cartuchos vazios ou se o gerenciador apresentar algum aviso. Em alguns softwares, você consegue limpar a saída de tinta do cartucho, evitando borrões.
  3. Nunca toque o limpe a haste do carrinho ou a cinta codificadora. Evite derramar líquidos na parte interna. Use pano seco para retirar o excesso de sujeira interna, tomando cuidado para não encostar nas placas e componentes eletrônicos.
  4. Para a parte externa, utilize sempre que puder capas para impressora, ela evita o acúmulo de pó. Para fazer a limpeza na parte externa, use um pano levemente umedecido.
  5. Cabeça de impressão – retire os cartuchos e limpe suavemente com pano pouco umedecido em álcool isopropílico , retirando o excesso de tinta. Não encoste nos conectores eletrônicos que se localizam na parte traseira.
  6. Para realizar os procedimentos a impressora deve estar desligada e fora da tomada. Se tiver alguma dúvida estamos prontos para lhe ajudar em qualquer situação, entre em contato através do site www.printloja.com.br.

Leia outros artigos em nosso blog.