Descartar Cartucho Vazio – Quase toda empresa precisa imprimir diversos documentos ao dia. Muitas estão procurando formas de economizar enviando apenas e-mail e imprimindo apenas documentos necessários, mas ainda assim o volume de impressões é muito alto. Basta levar em consideração o fato de que, segundo o subsecretário da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, há mais de 17 milhões de empresas ativas no Brasil.

toner e cartucho para impressora

Um ponto importante a ser levado em consideração é o impacto ambiental que esta realidade traz. Não apenas pelo uso de papel, mas também pelos cartuchos de tinta que são descartados com o tempo. “Atualmente, estamos discutindo sobre como encontrar novas formas de descarte no país”, afirma Monique F. Bueno, diretora comercial da da PrintLoja, empresa especializada em vendas de cartuchos e toners compatíveis com essas impressoras.

Para minimizar os efeitos do prejuízo à natureza, Monique compartilha 5 dicas de como fazer o descarte do cartucho da forma mais ecológica possível.

Descartar cartucho de tinta vazio – 5 dicas:

  • 1 – Um exemplo simples, seguro e gratuito de descartar os cartuchos vazios é conhecer a política de reciclagem da empresa fabricante. Empresas como HP, Samsung e Epson por exemplo, possuem sistemas onde realizam a coleta do material caso seja agendada previamente.
  • 2 – Há empresas que lidam com coletas de materiais bem específicos. Basta ligar para a prefeitura e solicitar a informação sobre quem está prestando tal serviço.
  • 3 – Se houver dúvida a respeito de qual lixeira da coleta seletiva deve depositar o cartucho, a vermelha é a mais apropriada, uma vez que o cartucho é composto, em sua maioria, por plástico.
  • 4 – Sempre embale o cartucho vazio em um jornal ou plástico bolha antes de enviar para um programa de reciclagem. Ele garante que a tinta acabe não vazando.
  • 5 – Procure sempre juntar cerca de 5 cartuchos para a coleta de fabricantes. Muitos aceitam retirar apenas a partir desta quantidade. Isso evita que carros circulem pela cidade, o que garante menos poluição. Muitas empresas de recarga de cartuchos compram as carcaças para recarregarem e colocá-las novamente no mercado.


Segundo Monique, o destino destes resíduos de tecnologia ainda vem sendo discutido no Brasil. Por isso é preciso ser consciente, imprima somente o necessário e procure sempre reutilizar o papel quando possível.

Leia mais artigos em nosso blog.

Economize na Print Loja.

Deixe seu comentário