A história da impressão a laser

A história da impressão a laser

No artigo de hoje, a Print Loja vai te levar por uma viagem no tempo para conhecermos a história do processo de impressão a laser, vamos lá?

Por quase 50 anos, a impressão a laser tem sido nossa aliada e ajudado usuários profissionais e domésticos a reproduzir imagens e textos de alta clareza e baixo custo.

Desde seu começo humilde, a impressão a laser se tornou uma das mais populares tecnologias de impressão da atualidade – usada para diversos propósitos em todo o mundo. Aqui, exploraremos a história da impressora a laser, desde suas origens até a atualidade, demonstrando sua importante posição na impressão moderna.

A história da impressão a laser

1969

A história da impressão a laser - Gary Starkweather

A história da impressão a laser – Gary Starkweather

No mesmo ano que o homem pousou na lua, os primeiros projetos para uma impressora a laser foram desenvolvidos por Gary Starkweather, na unidade de pesquisa da Xerox em Nova York. Starkweather é reconhecido por criar o primeiro conceito totalmente formado de utilizar um laser para para imprimir em papel.

A impressora laser original era conhecida como EARS, e foi concluída em Palo Alto, Califórnia. Esta máquina tornou-se mais tarde a Xerox 9700 Laser Printer.

1976

A história da impressão a laser - IBM 3800

A primeira impressora a laser comercial foi lançada pela IBM em 1976. Projetada para data centers, o IBM 3800 substituiu as impressoras de linha e era capaz de um alto volume de impressão, oferecendo velocidades de 215ppm.

1977

A história da impressão a laser - Xerox 9700

Um ano depois, o Xerox 9700 foi finalmente lançado, embora essa máquina não tenha sido direcionada a públicos ou propósitos específicos. A impressora foi mais adequada para imprimir documentos de alto valor em papel cortado com mudança de conteúdo.

1979

A história da impressão a laser - Canon LBP-10

A japonesa Canon, se juntou à festa no final dos anos 70, criando a primeira impressora laser de mesa do mundo. A Canon LBP-10 foi projetado para ser uma opção mais acessível para empresas especializadas. A empresa criou a Canon CX, um mecanismo de impressão muito melhorado, e fez parceria com a Hewlett-Packard e a Apple Computer.

1981

A história da impressão a laser - Xerox Star 8010

O Xerox Star 8010 tornou-se a primeira impressora a laser projetada para uso em escritórios. Isto revolucionou empregos administrativos em todo o mundo.

1984

A história da impressão a laser - LaserWriter apple

George Orwell não previu que em 1984 a Apple e a HP lançariam suas próprias impressoras a laser. O Apple Computer, em parceria com o Lotus Development, criou o LaserWriter e a Hewlett-Packard apresentou a linha LaserJet.

1985

A história da impressão a laser - 12600PS

A LaserWriter da Apple tornou-se a primeira linha de impressoras a laser a adotar o recém-lançado PostScript. Isto ajudou a padronizar a linguagem e fontes de computador. Isso ajudou a iniciar a tecnologia para produzir impressoras a laser acessíveis e comercialmente viáveis.

1990

A história da impressão a laser - LaserJet

A primeira impressora a laser por menos de U$1.000 foi lançada – o HP LaserJet IIP.

1995

A Apple lança a sua primeira impressora a laser colorida, a impressora 12/600PS. Utilizando um mecanismo baseado na Canon e custando mais de U$7.000. Atualmente estes preços estão muito mais baixos demonstrando o quão longe a tecnologia e a indústria progrediram neste sentido.

2000

A história da impressão a laser  - tinta sólida Xerox

Em 2000 a Xerox introduziu impressão de tinta sólida na sua linha de suprimentos de impressão de escritório e doméstica. Derivada da tecnologia de impressão a laser. A inovação foi produzida para reduzir a quantidade de desperdício produzida ao substituir os cartuchos de tinta gastos. A tecnologia também pode acomodar a impressão de imagens vibrantes altamente detalhadas graças ao método pelo qual a tinta é transferida à página.

A Print Loja possui o suprimento ideal para cada tipo de impressora, garantindo impressões vibrantes e de alta qualidade. Confira agora nossa loja.

Veja mais artigos em nosso blog.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>