Você já teve problemas com a sua HP C4480? Ou melhor dizendo, com o cartucho da sua Multifuncional HP Photosmart C4480? Que a HP é uma excelente marca todos já sabemos, mas os problemas são comuns em qualquer equipamento de qualquer marca. Se você tem ou já teve uma HP C4480 e o cartucho nunca apresentou incompatibilidade, se considere sortudo, pois esse é um problema comum dessa linha. Mesmo com todos os benefícios que essa impressora tem, mesmo ela sendo uma multifuncional, o problema existe; mas, não se desespere, se é uma máquina é possível consertar e aqui vamos elencar algumas alternativas para quando seu cartucho HP apresentar problemas, para quando sua impressora notificar incompatibilidade.

Primeiro método ― “Enganando a máquina”.

Existe uma maneira para “enganar” a impressora (dizer que não há problema algum com o cartucho) e para isso só é preciso mexer nos botões do display.

1) Display impressora HP c4480.
HP C4480/C4XXX – Fonte da imagem: Youtube
  • O “X” (botão vermelho) e o botão de ligar/desligar ao mesmo tempo; após feito isso uma nova mensagem aparecerá, logo em seguida
  • Aperte sequencialmente os botões “Azul” > “Verde” e por último o “Cinza”
  • Quando outra mensagem, com alguns códigos, aparecer na tela, aperte novamente o botão “Azul”; uma nova mensagem surgirá, aperte “OK”
  • Clique quinze vezes no botão “Azul”, enquanto você fizer isso as mensagens no display trocaram; aperte-o sequencialmente
  • Clique novamente em “OK” e aguarde uma nova mensagem aparecer na tela
  • Clique no “X” (Vermelho), aguarde três segundos e clique no “OK”
  • Aguarde alguns segundos e clique no “X , mais alguns segundos e aperte o “X” novamente e para finalizar, após alguns segundos, aperte de novo o “X”
  • As opções de impressão deverão aparecer (aperte o “X” até que apareçam)

Pronto, sua impressora HP c4480 funcionará normalmente e a mensagem de incompatibilidade sumirá. Esse método costuma funcionar muito bem, mas caso mesmo assim o problema de cartucho incompatível HP c4480 persista, existem outras maneiras, mas antes veja uma opção mais curta desse procedimento:

Gif "ok".

Opção mais curta ― “Enganando a máquina”

  • Clique no “X” (botão vermelho) e no botão de ligar/desligar ao mesmo tempo; após feito isso uma nova mensagem aparecerá, logo em seguida
  • Aperte sequencialmente os botões “Azul” > “Verde” e por último o “Cinza” 
  • Quando outra mensagem, com alguns códigos, aparecer na tela, aperte novamente o botão “Azul”; uma nova mensagem surgirá, aperte “OK”
  • Clique no botão “Cinza” quantas vezes forem necessárias para que apareça a mensagem “Checksum for relock dada input”
  • Aperte o botão “OK” e espera aparecer uma numeração no display
  • Por último, pressione o botão “X” várias vezes aparecer o menu no display

Como você pôde ver, esse procedimento é similar ao primeiro, um pouco mais curto apenas, mas é importante ressaltar que ele pode não ser uma solução definitiva; é provável que quando a impressora seja religada, o problema ressurja e você tenha que fazê-lo novamente.

Segundo método ― Religar a HP c4480

Pode parecer muito simples, mas o simples fato de religar a impressora pode fazer com que ela reconheça o cartucho e a mensagem de incompatibilidade em seu Cartucho HP suma.

  • Desligue a impressora pressionando o botão de ligar/desligar (olhar a primeira imagem do artigo)
  • Retire os cabos de alimentação de energia da impressora, eles ficam na parte traseira da máquina
  • Espere, no mínimo, quinze segundos com ele desligada e desconectada da fonte de energia
  • Reconecte os cabos de alimentação de energia
  • Ligue a impressora apertando o botão de ligar/desligar

Mas se o problema ainda persistir, veja mais algumas alternativas.

Terceiro método ― Retire os cartuchos e limpe-os:

Quando aparece cartucho incompatível HP c4480, significa que os cartuchos estão inutilizáveis, velhos, sem tinta ou que simplesmente eles ou o carro de impressão (local onde os cartuchos ficam) estão sujos.

Primeiro passo ― Retire os cartuchos da impressora

Com a impressora desligada, abra a tampa que fecha a parte interna, localizada na parte frontal da c4480 e retire um cartucho por vez, pois eles não podem ficar mais que vinte minutos fora da impressora (em ambiente livre) pois podem ressecar.

Segundo passo ― Limpe o cartucho

Existem duas regiões muito importantes no cartucho HP c4480, os injetores de tinta (número 1) e os contatos de cor cobre (número 2).

2) Partes do cartucho da impressora.
Áreas do cartucho – Foto: Youtube.

Pegue algum material que não solte fiapos (haste flexível com ponto de algodão, filtro de café…), o umedeça com água destilada (a água comum pode ter algum resíduo que prejudique o cartucho) e limpe o cartucho, especialmente os contatos de cor cobre (número 2). 

É extremamente proibido tocar nos injetores de tinta (número 1), pois isso pode prejudicar o funcionamento do cartucho, entupido ou deteriorando a saída do fluído.

Terceiro passo ― Limpe o carro de impressão

Com um material que não solta fiapos umedecido, limpe o carro de impressão, especificamente os contatos elétricos que servem de suporte para os cartuchos, como você pode ver na imagem.

Limpando os contatos elétricos no carro de impressão – Foto: Youtube

É importante que parar limpar tanto o cartucho quanto o carro de impressão o material não esteja molhado, apenas umedecido. Após limpá-los, aguarde dez minutos para que todas as peças possam secar e reinstale os cartuchos na impressora. Ligue-a e veja se tudo está ocorrendo bem. Mas se nada resolver…

Quarto método ― Compre um novo cartucho

Infelizmente esse erro é comum nessa linha de impressoras da HP e mesmo sendo um equipamento não são em todas as vezes que é possível resolver o problemas sem trocar o cartucho; quando ele está velho, ressecado ou sem tinta, certamente a mensagem “Cartucho(s) incompatível(is)” aparecerá. 

Gif julius.

Todavia, tenha calma. Não é preciso comprar um cartucho original, existe a possibilidade de comprar um Cartucho HP c4480 compatível! Você sabe o que isso significa? Não? Pois bem, vamos lá!

Um cartucho HP c4480 compatível significa que ele tem exatamente a mesma qualidade e usa os mesmos materiais que o original, mas não leva o nome da marca (HP, nesse caso) e isso barateia e muito o valor do produto. 

Não perca tempo, compre um novo cartucho compatível para sua impressora e tire essa mensagem de incompatibilidade; mas, caso você esteja se perguntando onde encontrar esse produtos, a resposta é simples, aqui na PrintLoja você acha os melhores para você!Visite nosso site e comprove a qualidade de nossos produtos; em nossa página você também encontra um blog repleto de dicas e informações sobre impressoras, equipamentos e todos os tipos de cartuchos.