Já comentamos aqui no blog sobre o grande diferencial da Epson L4150: a tecnologia EcoTank. Essa tecnologia consiste na impressão feita por meio de tanques de tinta, localizados na parte frontal da impressora, Ecotank é uma linha de impressora composta por modelos a Jato de tinta que possuem tanques que são recarregados com um especial refil de Tinta Epson Ecotank. As impressoras EcoTank são conhecidas por apresentarem um excelente rendimento de tinta, e são ideais para o uso doméstico. Além disso, a localização frontal dos tanques facilita bastante o monitoramento dos níveis de tinta!

Neste artigo vamos explorar outra excelente funcionalidade da Epson Ecotank L4150: a conectividade Wi-Fi. Vamos mostrar um passo-a-passo da configuração  da Wi-Fi da Epson L4150, e em pouco tempo você será capaz de fazer impressões sem fio!

A Impressora Epson L4150 é um das impressoras mais vendidas no Brasil, você vai encontrar nos maiores magazines em torno de mil reais. É considerada uma multifuncional pois Imprime, Copia e digitaliza. Além disse possui a função Wi-Fi Direct (vamos explicar logo abaixo). A grande novidade da Epson é a série “Ecotank”, pois possui tinta refil que substitui os convencionais cartuchos de tinta. O melhor de tudo que ela pode utilizar as Tintas Compatíveis, isto é, tem a mesma qualidade de uma original só com que um preço muitooooo menoooorrr.. O Refil Tinta Epson L4150 você encontra no nosso site com o melhor preço do Brasil!

Para configurar o Wi-Fi da impressora Epson EcoTank L4150 pelo computador, você precisa inicialmente instalar o software da impressora. Normalmente os kits da impressora incluem um CD com o software e os respectivos drivers. Coloque o CD da impressora se o seu computador e execute o arquivo de instalação.

tinta Epson

Você pode também fazer o download do driver no site da Epson. O driver da Epson EcoTank L4150 se encontra neste endereço:
https://epson.com.br/Suporte/Impressoras/Impressoras-multifuncionais/Epson-L/Epson-L4150/s/SPT_C11CG25301?review-filter=Windows+8+64-bit

É só selecionar o seu sistema operacional e em seguida clicar em “Download”, conforme a figura:

Passo 1: Faça o download do driver no site da Epson
Escolha Sistema operacional – Fonte: epson.com.br

Em seguida, é só executar o arquivo que você baixou e podemos iniciar a instalação.

Ao executar o arquivo de instalação, surgirá uma tela inicial para que você selecione o seu idioma, clicando em “Próximo” logo após.

Passo 2: Selecione o idioma e clique em "próximo".
Seleção de idioma Fonte: epson.com.br

Você precisará aceitar o acordo de licença do software para continuar com a instalação, momento em que lhe serão apresentados todos os itens que você poderá instalar no computador: Drivers e utilitários da EPSON, EPSON Easy Photo Print, Link do manual de usuário e o Software de usuário da EPSON.

Para este tutorial, é necessário apenas que a opção “Drivers e utilitários da EPSON esteja marcada. Atenção: é importante que você se certifique também de que a opção de desbloqueio do Firewall do Windows esteja selecionada!

Passo 3: Selecione o Software e  clique em "instalar".
Selecione o Software da Epson – Fonte: epson.com.br

Normalmente todas as opções já vem selecionadas, e nesse caso basta você clicar em Instalar para prosseguir. O assistente irá procurar na internet todos os drivers mais recentes e fará o download do software. Quando o download estiver pronto, clique em Próximo.

Você terá então a opção de configurar a conexão sem fio ou por meio do cabo USB. Selecione a opção “Conexão sem fios”. 

Atenção: caso você selecione a opção “Conexão USB direta”, suas impressões só serão feitas com o cabo USB ligado à impressora, e a impressão Wi-Fi não será configurada.

Passo 4: Opte por conexão sem fios e clique em "próximo".
Selecione a sua conexão – Fonte: epson.com.br

Em seguida, selecione “Configurar a impressora pela primeira vez”.

Passo 5: Selecione configurar a impressora pela primeira vez;
Selecione a opção como ilustrado acima – Fonte: epson.com.br

Será mostrada uma tela em que você terá duas opções de configuração: usando uma conexão USB temporária ou usando os botões do painel da impressora e do seu roteador (Wi-Fi Protected Setup).

Selecione a opção “usando uma conexão USB temporária”: essa opção é mais fácil, pois você só precisará conectar a impressora ao seu computador utilizando um cabo USB durante o processo de configuração. Certifique-se de que o cabo está conectado, selecione a opção “usando uma conexão USB temporária” e em seguida clique em “Próximo”.

Passo 6: Selecione a opção usando uma conexão USB temporária.
Continue configurando e clique em “próximo” – Fonte: epson.com.br

Após, surgirá uma tela alertando que você tenha em mãos o nome e a senha da rede Wi-Fi à qual você conectará a impressora. 

De posse dessas informações, clique em “Próximo”

O assistente de configuração também alerta que a rede sem fios deve ser compatível com a frequência 2.4 Ghz, mas se você não souber a compatibilidade da sua rede, não há problema: ao prosseguir com a configuração, o assistente irá detectar a compatibilidade automaticamente.

Passo 7: Configuração da impressora, conecte o cabo USB.
Conecte o cabo USB – Fonte: epson.com.br

Em seguida, o assistente de configuração pedirá que você conecte a impressora Epson ao computador usando o cabo USB. Atenção: a impressora deve estar ligada! Feito isso, aguarde para que apareça a mensagem de confirmação de que a impressora foi detectada pelo software:

Passo 8: Aguarde a instalação.
Aguarde a conclusão de configurações – Fonte: epson.com.br

Detectada a impressora, clique em “Próximo” na janela que surgir para iniciar a instalação em rede.

Depois disso, a impressora iniciará o processo, fazendo uma varredura das redes disponíveis no ambiente, a fim de que seja detectado o seu roteador. Observe a lista de roteadores detectados e selecione o seu, clicando em “Próximo” logo em seguida. 

Passo 9: Nome da rede WI-FI e clique em próximo.
Selecione a rede para fazer a conexão – Fonte: epson.com.br

Digite a senha da sua rede e clique em “Próximo”. 

Se a sua senha estiver correta, a instalação será concluída e você poderá retirar o cabo USB da impressora!

Passo 10: Digite sua senha e clique em "próximo".
Digite sua senha para prosseguir – Fonte: epson.com.br

Clique em “Terminar” na janela que surgir e a configuração estará concluída! 

É importante lembrar que você poderá imprimir uma página de teste após o processo, mas você pode ignorar esta etapa clicando em “Próximo” na janela que surgir.

Passo 11: Imprima uma página teste.
Imprima uma página teste – Fonte: epson.com.br

Depois disso, você terá a opção de instalar os aplicativos Epson E-mail Print e Google Cloud Print, para impressões a partir de dispositivos móveis. Porém, essa etapa não é necessária para a configuração da impressão Wi-Fi. Clique em “Próximo”.

Passo 12: Instale os aplicativos Epson E-mail Print e Google Cloud Print..
Baixe os aplicativos e clique em próximo – Fonte: epson.com.br

A janela seguinte lhe avisará que a configuração foi concluída com sucesso! 

Agora você já pode fazer impressões sem fio. 

As funcionalidades Wi-Fi da impressora Epson EcoTank L4150 não param por aí! Você pode enviar impressões diretamente de seus dispositivos móveis, como smartphones e tablets, por meio do Wi-Fi Direct.

O Wi-Fi Direct é uma funcionalidade que permite a comunicação direta entre a impressora e o computador ou outro dispositivo, sem a necessidade de um roteador ou de um ponto de acesso wireless. Ou seja, sua impressora terá seus próprios dados de SSID (o nome da rede) e senha de acesso, agindo ela mesma como um ponto de acesso e possibilitando que você imprima diretamente do seu smartphone ou tablet, por exemplo.

O primeiro passo para configurar o Wi-Fi Direct é pressionar os botões Wi-Fi e Estado da Rede ao mesmo tempo.

Passo 13: Pressione os botões Wi-Fi e Estado da Rede ao mesmo tempo em média 10 segundos.
Epson L4150 com vista frontal – Fonte: epson.com.br

Isso fará com que as luzes dos símbolos abaixo pisquem alternadamente. Depois disso, solte os dois botões e aguarde até o momento em que somente uma luz irá piscar, mostrando que a impressora está pronta para a ligação via Wi-Fi Direct.

Passo 14: Epson com vista frontal.
Epson L4150 – Fonte: epson.com.br

Nesse momento, sua impressora deve estar carregada com alguns papéis para que a folha com os dados da rede seja impressa.  Para isso, basta pressionar o botão Estado da Rede no painel de controle da impressora por ao menos 10 segundos, conforme a figura abaixo:

Passo 15) Pressione o botão estado de rede por 10 segundos e a folha será impressa logo após.
Pressione o botão estado de rede e logo após a folha será impressa – Fonte: epson.com.br

A folha de estado da rede será impressa logo após, trazendo o SSID (nome da rede) e a senha da impressora. Esses dados serão necessários para que você imprima diretamente de seu smartphone ou tablet, já que funcionam como uma permissão de acesso dos seus dispositivos à rede da impressora.

Com a folha impressa, estamos quase prontos para enviar impressões diretamente de seu smartphone ou tablet! Agora basta acessar as configurações Wi-Fi do seu dispositivo móvel e procurar na lista de redes Wi-Fi detectadas o SSID da impressora. 

Selecionada a rede, insira a senha da impressora e pronto: seu dispositivo móvel está conectado à impressora pelo Wi-Fi Direct. Baixe o aplicativo Epson iPrint no seu celular ou tablet (há versões disponíveis para Android e iOS) agora que a ligação está estabelecida e perceba que a impressora é reconhecida pelo aplicativo, permitindo que você imprima fotos e documentos diretamente do seu dispositivo móvel, sem necessidade de um computador.

Compre uma tinta de qualidade para sua Epson!

Agora que você já pode imprimir por Wi-Fi na Epson, é muito mais fácil o processo de impressão, mais ágil e você não terá burocracia, mas, uma hora a tinta acaba, mesmo em uma impressora Ecotank, e quando chegar essa hora, compre uma tinta de qualidade para abastecer sua impressora.

Aqui, na PrintLoja, temos a Tinta que você precisa com Preço acessível e disponível nas quatro cores que a Impressora l4150 usa, venha conferir nossa eficiência no atendimento, você pode confiar!