Com o avanço dos serviços possíveis de serem realizados pela internet, ficou imprescindível o uso de uma impressora para que você possa documentar, de forma física, as suas solicitações. Mas muitas vezes não sabemos manusear corretamente esse equipamento que, aparentemente, é de facílima manipulação. Uma pergunta comum que recebemos é: “Por que minha impressora é lenta?”

Quando temos algum problema com nossos equipamentos eletrônicos, principalmente com aqueles que usamos diariamente como computadores, notebooks, impressoras e celulares, a primeira coisa que nos vem à cabeça é contratarmos um técnico especializado para resolver os nossos problemas.

Porém, muitas vezes não se faz necessária essa contratação, visto que o problema pode ser resolvido com facilidade por você mesmo e um bom dinheiro pode ser economizado com esse serviço, sabendo que a hora técnica vária entre R$ 60,00 e R$ 100,00, dependendo do técnico, serviço e localidade onde o equipamento se encontra.

Mas afinal, por que minha impressora é lenta?

Fique calmo! Vamos começar a responder a pergunta “Por que minha impressora é lenta?” agora mesmo!

A seguir, mostraremos as causas mais frequentes que fazem com que a sua impressora imprima com lentidão e até mesmo perca a comunicação com seu computador, não obedecendo o comando de impressão.

Fila de impressão

A fila de impressão nada mais é, como o próprio nome diz, do que uma fila de arquivos enviados para a impressora, seja de um único computador ou de vários, no caso da impressora estar instalada em rede e compartilhada com diversos computadores.

Esse problema é muito simples de se resolver e geralmente acontece quando um arquivo grande é enviado para a impressora ou quando a impressora é configurada para uso com um papel específico e o arquivo é enviado em formato de papel diferente.

Para resolver isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Aperte a tecla Windows + R, digite “msc” e aperte Enter:
  2. Na lista, procure por “Spooler de Impressão”:
  3. Clique com o botão direito e selecione “Parar”:
  4. Agora, acesse a pasta C:\Windows\System32\Spool\Printers e apague todo o conteúdo que estiver dentro dela (não apague a pasta, e sim o conteúdo dela, ok?):
  5. Agora, volte na tela de serviços, clique novamente com o botão direito em “Spooler de Impressão” e selecione “Iniciar”.

Cabo USB

A comunicação do computador ou notebook com a impressora geralmente é feita através do cabo USB.

A impressão pode ser lenta ou até mesmo não imprimir pelo fato do cabo estar mal conectado ou com problemas.

Os cabos USB possuem 4 fios internos, dois destinados a energia e dois destinados a transmissão de dados.

Se um desses fios de dados estiver com mau contato, fará com que a comunicação seja interrompida, causando lentidão e cancelamento das impressões.

Conexão Wireless

As impressoras mais atuais, além da conexão via cabo USB, oferecem também a conexão sem fios através de sua rede Wireless.

Se sua rede estiver congestionada, com vários equipamentos conectados, é bem provável que sua impressora também sofra a consequência disso, retardando o processo de impressão.

Em casos de redes com muitos equipamentos conectados, talvez seja preciso desconectar algum deles para que a impressora possa funcionar em velocidade normal.

Impressão em alta resolução

Geralmente, quando solicitamos a impressão de imagens em alta resolução, a impressora faz esse tipo de impressão mais lentamente devido ao número maior de pixels a serem impressos. Deste modo, você vai ver o cartucho da impressora passando inúmeras vezes pela imagem e levando maior tempo na hora da impressão.

Você pode estar pensando que a impressora esta lenta, mas na verdade você esta exigindo muita qualidade de impressão, e ela irá trabalhar em uma velocidade reduzida.

Em programas editores de texto, quando se faz uma impressão de alta resolução e logo em seguida se faz a impressão de um texto simples sem que o programa seja fechado, ele entende que a impressão deverá ser feita nas mesmas configurações da imagem anterior.

Quando for fazer impressões de textos, volte e revise as configurações, programe a impressora para imprimir em modo texto ou, se a impressão não tiver muita importância, selecione o modo rascunho.

Isso fará com que a impressão seja mais rápida!

Problemas com driver

Todo dispositivo de hardware necessita de um software para a comunicação e correto funcionamento do mesmo.

Quando o driver da impressora está instalado de forma incorreta ou quando está desatualizado, faz com que a comunicação da impressora com o computador seja mais lenta, e por consequência, a impressão também.

impressora lenta
Resolvendo problemas de impressora lenta.

Impressora muito antiga

Impressoras muito antigas podem não atender bem sua demanda de impressão.

Quanto mais antiga a impressora, menor capacidade de impressão de páginas por minuto ela oferece.

Muitas vezes queremos economizar com a impressora que temos e acabamos perdendo serviço e até mesmo prazos.

Tentar tirar o máximo de uma impressora que não tem muitos recursos a nos oferecer pode ser uma péssima ideia.

Desgaste de peças

Outro motivo que pode levar sua impressora a atuar em modo slow motion é o fato de algumas de suas peças terem chegado ao fim de sua vida útil.

Verifique sempre junto ao fabricante de sua impressora a duração de cada peça.

Algumas impressoras possuem o recurso de imprimir um relatório com a quantidade de páginas impressas.

Isso ajuda muito a se ter o controle de quantas impressões já foram feitas.

Sua impressora atende sua demanda de impressão?

Geralmente, impressoras jato de tinta têm uma quantidade de impressões por minuto bem menor do que uma impressora a laser.

O modelo a laser geralmente é mais rápido, pois o seu mecanismo oferece uma maior agilidade devido ao laser ter uma maior velocidade de criação de imagem do que uma cabeça de impressão.

Sempre que for comprar uma impressora, verifique a quantidade máxima de páginas que ela consegue imprimir por minuto.

Se você tem uma demanda de impressão muito grande e sua impressora lhe oferece apenas algumas páginas por minuto, comece a pensar na substituição da mesma por uma que atenda melhor as suas necessidades.

 

Os itens listados acima são os mais comuns em causa de lentidão na impressão.

Caso esteja passando por esse problema, tente seguir avaliar todos eles.

Se mesmo assim o problema persistir, procure uma assistência técnica de sua confiança para que um técnico especializado possa verificar o que está ocorrendo com seu equipamento.

Em raros casos, esse problema se dá por conta de defeito físico da impressora, onde somente um técnico pode fazer a substituição da peça correta.

Busque centros técnicos especializados, de preferência por recomendação de amigos ou familiares, pesquise na internet em sites confiáveis por empresas idôneas e comprometidas com o cliente, de modo que o seu problema possa ser resolvido da melhor maneira possível.

Esperamos poder ter respondido sua pergunta: “Por que minha impressora é lenta?”

Até breve com mais dicas de como obter o máximo de suas impressões!

Deixe aqui seu comentário.

Deixe seu comentário