Impressora térmica: o que é? Como que funciona?

Você já ouviu falar em impressora térmica? Nesse artigo, abordaremos tudo aquilo que você precisa saber sobre ela, elencando todas as suas características e funcionalidades e também explicando suas principais diferenças em relação às impressoras convencionais do mercado.

O que é uma impressora térmica?

Uma impressora térmica é um aparelho capaz de imprimir conteúdo através do aquecimento seletivo de um papel térmico (ou papel termossensível). Esses papéis são fabricados com um corante (substância química) que, ao ser aquecido, muda de cor.

Você pode nunca ter ouvido falar em impressora térmica, mas você lida com ela diariamente, seja quando vai receber um comprovante de pagamento ou mesmo ao solicitar um extrato bancário.

Como funciona uma impressora térmica?

O funcionamento interno de uma impressora térmica é simples. Ao dar o comando de impressão, o papel vai para a zona de aquecimento do equipamento e sua tecnologia aquece exatamente os pontos necessários, transformando as áreas do papel térmico em preto, até que todo o conteúdo seja impresso.

Pense no papel térmico como um mapa binário, completamente preenchido por (0) zeros e (1) uns, os zeros representando a ausência de cor e os uns representando a cor preta.

Ao ser comprado, esse mapa vai estar completamente preenchido com zeros, mas quando esses zeros são aquecidos, eles mudam de estado e transformam-se em uns, dando vida ao papel.

Impressora térmica ou convencional? Qual escolher?

A resposta para essa pergunta é fácil: depende.

Apesar da impressora térmica possuir vantagens claras, que proporcionam desde a redução de custos até o aumento da velocidade de prestação do serviço por parte das empresas, ela possui limitações e, por isso, não pode ser a solução para tudo. Existem casos onde elas simplesmente não conseguem resolver o problema.

impressora termica zebra exemplo
Impressora térmica ZEBRA ZT610 (Fonte: site: advanced-automationinc)

Vantagens e desvantagens da impressora térmica:

Apesar de existirem algumas desvantagens, existem inúmeras vantagens em utilizar uma impressora térmica para realizar impressões. A seguir, listamos algumas delas, falando de maneira mais detalhada sobre cada uma.

Vantagens

  • Não utiliza cartuchos de tinta ou toners como as impressoras convencionais, o que proporciona uma redução grande nos custos de impressão;
  • Realiza a impressão de maneira rápida e silenciosa, diferentemente das antigas impressoras matriciais. Essa velocidade na impressão proporciona não só agilidade na prestação dos serviços, como facilita a automação comercial, permitindo que máquinas realizem a impressão sem intervenção humana;
  • Redução de impacto ao meio ambiente. Isso porque a impressora térmica não utiliza recursos naturais para efetuar a impressão, apenas o calor;
  • É de fácil manutenção, além de dificilmente dar problemas quando as manutenções são feitas com periodicidade.

Desvantagens

  • Nas impressoras térmicas mais comuns, só é possível imprimir em duas cores. Sendo assim, trabalhos que têm a necessidade de imprimir em cores acabam tendo que buscar outras alternativas;
  • A impressão se esvai com o tempo, fazendo com que a impressora não seja a melhor opção para trabalhos que precisam se manter intactos. Mesmo existindo soluções para aumentar a longevidade dessas impressões, geralmente essas soluções acabam sendo mais onerosas e não sanam completamente o problema, pois ele pode ser causado tanto pela má qualidade do papel ou impressora térmica quanto pela falta de cuidado do papel após a impressão.

Quem usa uma impressora térmica?

Os maiores usuários de impressora térmica são as empresas e sistemas que emitem:

  • Cupons ficais;
  • Extratos bancários;
  • Códigos de barra.

Estamos falando de bancos, supermercados, restaurantes, postos de gasolina e uma infinidade de outros negócios que encontraram na impressora térmica uma solução de baixo custo que atende plenamente suas necessidades.

Tipos e evolução das impressoras térmicas

A indústria de impressoras térmicas está em constante evolução e a cada dia que passa novas soluções são criadas. Antigamente, elas se limitavam a realizar impressões em apenas duas cores, e apesar de a maioria ainda trabalhar assim devido ao custo reduzido, muitas delas já possuem essa funcionalidade.

Sharp CE-126P

A Sharp CE-126P foi uma das primeiras impressoras térmicas lançadas no mercado. Ela consegue imprimir até 24 caracteres por linha. Ao ser lançada, conquistou o mercado empresarial. Veja:

impressora termica primeira sharp
Primeira impressora térmica Sharp CE 126p (Fonte: Wikipedia)

Para funcionar, a Sharp CE-126P precisava apenas de uma bobina de papel térmico de até 58mm de largura, que custava muito pouco quando comparado com as necessidades dos outros tipos de impressora. Desde então, o mercado de impressoras térmicas continuou crescendo e elas estão cada vez mais econômicas.

As bobinas de papel térmico com até 58mm de largura não são uma exclusividade da impressora térmica Sharp CE-126P. Até hoje elas são comercializadas para diversas impressoras.

Na nossa loja online PrintLoja.com.br possui diversas opções de bobina para impressora térmica. As mais procuradas são:

Por transferência térmica

Após se espalharem pelo mercado, as impressoras térmicas tiveram que evoluir. Hoje, encontramos diversas outras opções do mercado. Uma delas é a impressão por transferência térmica.

Para uma impressora que trabalha com transferência térmica funcionar, ela necessita de um papel de tinta semelhante ao clássico papel carbono, o qual é chamado de ribbon (ou fita de transferência térmica).

O ribbon, ao ser aquecido pela cabeça da impressora, transfere a tinta para o papel. A vantagem desse tipo de impressora em relação às cabeças normais é que ele, apesar de ainda imprimir em apenas duas cores, não se limita apenas ao preto e branco, dispondo de uma variedade maior de opções não só de cores como também de materiais.

Outro destaque para utilização do ribbon é a qualidade da impressão que melhora muito se comparado com uma impressora térmica convencional. Sua principal desvantagem é o aumento do custo, pois além das bobinas de papel térmico, será necessário adquirir comprar o ribbon para impressora.

Portáteis

Os tipos mais comuns de impressoras térmicas com as quais nos deparamos no nosso dia-a-dia são as impressoras portáteis.

Esse tipo de impressora se utiliza de três tipos de tecnologia: bluetooth, internet móvel e/ou wi-fi, dispensando assim a utilização de cabos de conexão entre o equipamento e os terminais de armazenamento de informações. Além da praticidade de poderem ser levadas para qualquer lugar, elas são muito práticas e leves.

Apesar de ser um pouco mais cara, uma impressora térmica portátil é de extrema necessidade em alguns casos, pois permite agilizar serviços de campo. Elas são utilizadas principalmente por guardas de trânsito e profissionais que atuam fora do escritório, como aqueles que fazem pesquisas estatísticas ou leituras de energia, gás de cozinha e água.

Outros locais onde elas se destacam são nos setores de controle de estoque e em negócios que emitem comprovantes de pagamento, pois com equipamento portátil, não há necessidade de se locomover até um terminal para realizar a impressão.

impressora termica portatil exemplos
Exemplo de impressora térmica portátil.

Manutenção da impressora térmica

Apesar de uma impressora térmica raramente dar problema e possuir um baixo custo de manutenção, é importante que checagens de rotina sejam feitas constantemente, pois elas são utilizadas com muito mais frequência que uma impressora convencional. Devido a isso, estão sujeitas às intempéries de sua utilização.

Como muitos negócios dependem da impressora térmica, ficar sem uma por algumas horas pode representar uma perda significativa nos ganhos. No caso da empresa não possuir uma reserva, esse cuidado deve ser dobrado.

O principal componente da impressora térmica é exatamente aquele que a faz imprimir, por isso, a cabeça de impressão é a parte da impressora que merece mais atenção.

Isso porque a peça é muito sensível ao desgaste e é importante que ela seja limpa constantemente, pelo menos uma vez a cada 15 dias, garantindo assim um aumento considerável na vida útil da impressora térmica, bem como na qualidade das impressões que ela fará.

Lembrando que quanto maior for o uso da impressora, maior também deve ser o cuidado com ela. O recomendado é que a limpeza seja feita semanalmente.

Para as impressoras que trabalham utilizando os papéis de tinta, é importante utilizar ribbons de boa qualidade. Ribbons de má qualidade (geralmente aqueles que são baratos demais) desgastam a cabeça de impressão rapidamente, pois não são fabricados com materiais qualificados. Nessas impressoras, a limpeza pode deixar para ser feita apenas quando houver a necessidade de troca do ribbon.

A limpeza da impressora térmica é feita de forma manual e pode ser feita facilmente realizada sem necessidade de conhecimentos técnicos sobre o equipamento. Basta ter cuidado ao manuseá-la e realizar o procedimento apenas com ela desligada.

Para efetuar a limpeza da cabeça de impressão, basta abrir a impressora térmica e retirar o papel e o ribbon, no caso de eles estarem dentro da impressora, e usar um algodão, cotonete ou pano limpo embebido em álcool isopropílico.

O mesmo procedimento deve ser feito para efetuar a limpeza do rolo de tração, que é a peça responsável por fazer com que o rolo de papel gire dentro da impressora. Após isso, quaisquer resíduos de algodão ou pano que porventura caírem dentro da impressora devem ser removidos.

Um erro comum durante o processo de limpeza é fechar o equipamento para utilizá-lo logo em sequência. É importante esperar o álcool evaporar. Após limpar, mantenha a impressora térmica aberta durante esse período e só então recoloque o ribbon e o papel térmico de volta no lugar.

 

Agora que você já está convencido dos benefícios de uma impressora térmica em relação a uma convencional, basta juntar as informações e decidir qual dos tipos disponíveis se adequa melhor para o seu negócio.

Tudo o que você precisa para manter a sua impressora térmica abastecida pode ser encontrado no nosso site: www.printloja.com.br

 

Deixe seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>