Um grupo de estudantes da Universidade de Leicester, no Reino Unido, foi pesquisar a resposta para a pergunta que com certeza já passou pela cabeça de muita gente: quanto papel seria preciso para imprimir todos os sites da internet?

toner e cartucho para impressora

Para começar, o grupo estimou a quantidade de papel para imprimir um site tradicional indexado no Google. Segundo os pesquisadores, a média para um endereço seria de 15 folhas A4.

Usando esse parâmetro fez-se a conta: 4,5 bilhões de sites precisariam de 68.100002500 de folhas A4. Só que o número foi considerado conservador para a imensidão do conteúdo virtual e o resultado final foi dobrado, ficando em 136 bilhões de folhas.

O impacto de colocar todo o conteúdo atualmente online no papel também seria significativo para o meio ambiente. Para avaliar o dano causado na natureza, uma nova conta foi feita. Considerando que uma árvore dá origem, em média, a 8.500 folhas de papel, seriam necessárias cerca de 16 milhões de árvores. Isso dá mais ou menos 4% do território amazônico.

Agora uma nova conta para se fazer: quantos cartuchos de tinta da PrintLoja seriam necessários para fazer esse “grande livro da internet”?