Fixar objetos em diferentes superfícies é uma necessidade muito comum no dia-a-dia. Seja em casa ou em ambientes de trabalho, a fita dupla face geralmente é uma das melhores alternativas, pois é muito fácil a aplicação e até mesmo pelo custo-benefício.

Neste artigo, mostramos as principais utilidades da fita dupla face e um passo a passo completo de como utilizar o item de forma correta.

O que é fita dupla face

A fita dupla face é um produto criado há mais de 50 anos, feito com plástico ou espuma adesiva. Suas principais características são: fácil aplicação, remoção simples e excelente fixação, podendo substituir parafusos e pregos em alguns casos, por exemplo.

Existem diversas marcas fabricantes do item. Contudo, a gigante 3M é pioneira na produção de fitas dupla face com materiais de alta tecnologia e, portanto, referência mundial no setor. Por isso, muitas vezes o nome do produto é substituído pelo da marca.

 

Utilidades principais

Veja para quais situações você pode contar com as fitas 3M:

  • Substituir adesivos líquidos, rebites, soldas a ponto e outras soluções de fixação permanente;
  • Fixar ou unir chapas de alumínio, coberturas de policarbonato, divisórias, estruturas metálicas, vidros, paredes e itens de casa, como armários, gavetas, TVs e outros;
  • Demarcar solo, uma vez que as fitas são resistentes ao desgaste abrasivo, a diversos tipos de solventes e à umidade, além de serem adaptáveis a condições climáticas;
  • Assegurar discrição e resistência na fixação de objetos, de forma permanente ou temporária.

 

Passo a passo: a forma correta de aplicar fita dupla face

A cola da fita dupla face é altamente resistente. Porém, sua utilização adequada é fundamental para garantir a fixação efetiva. Saiba como aplicar o produto:

1 – Certifique-se de que a superfície em que fita será aplicada esteja totalmente limpa, sem qualquer sujeira, poeira ou resíduo úmido.

2 – Passe um pano com álcool na superfície para garantir a limpeza.

Importante! Aplique a fita 3M somente em superfícies lisas, pois somente assim sua fixação será completa. Evite paredes ásperas ou desiguais.

3 – Recorte o tamanho exato de fita que será utilizado, com o auxílio de uma tesoura.

como retirar fita dupla face parte 1

Lembre-se de considerar o tamanho e o peso do objeto a ser fixado. Além disso, é recomendável utilizar mais de uma tira de fita, de acordo com a área do objeto.

 

4- Pressione a face adesiva sobre a superfície ou objeto que será fixado. A pressão pode ser feita com o dedo polegar, mas o suficiente para garantir um bom contato entre a fita e o material, eliminando a possibilidade de entrada de ar.

 

5- Retire a película protetora da face exposta com a ajuda da unha ou de uma faca.

retirar fita dupla face da parede 2

Geralmente, a película sai com facilidade, caso a fita tenha sido bem aplicada.

 

6- Pressione o objeto sobre a face adesiva exposta durante alguns segundos. Assim, a aplicação da fita dupla face estará perfeitamente realizada.

 

Atenção! Dependendo da superfície ou do objeto em que será aplicada, é necessária uma pressão mais rígida ou demorada, seja com o auxílio de aquecimento do local e/ou maior espera do tempo de contato, o que aumenta a adesão da fita.

 

Como retirar fita dupla face da parede

Para retirar a fita 3M da parede, é simples! Você tem duas opções:

1 – Primeiro, retirar uma ponta da fita da superfície.

retirar fita dupla face da parede 3

 

2- Em seguida, desenrolar o restante, com o auxílio da ponta do dedo:

retirar fita dupla face da parede 4

 

Obs: Em casos extremos, de difícil remoção, utilizar um pedaço de nylon para retirar a cola da fita entre o objeto e a superfície.

Neste caso, se a fita irá rasgar, sendo necessária uma limpeza com álcool para retirar os resíduos do produto.

 

Bônus: outras alternativas para retirar a fita dupla face (e a cola da fita)

Você pode utilizar ainda os seguintes produtos e métodos para remover a fita. É claro, vai depender da superfície que você aplicou a fita dupla face.

  1. Álcool isopropílico: pode ser usado em qualquer superfície, com o auxílio de algodão ou pano para limpeza. É recomendado principalmente no caso de o material estar grudado em vidro ou plástico, já que o álcool evita manchas.

 

  1. Água, vinagre e detergente: se considerar melhor, você pode preparar uma solução com um copo de água, um pouco de vinagre e gotas de detergente, que deve ser passada com uma esponja na fita grudada.

 

  1. Secador de cabelo: aquecer a fita colada com um o jato de um secador também auxilia na remoção. Após aquecida, as pontas da fita descolam facilmente, com a ajuda da unha ou de uma faca pequena. Vale lembrar que esta solução não é recomendável para testar em vidro, os quais podem rachar com o calor excessivo.

 

  1. Óleo de cozinha: no caso de superfícies como o plástico, o óleo de cozinha (ou azeite) também é um recurso. A dica é colocar gotas do produto por cima da fita e deixar agir por alguns minutos, para, em seguida, tentar retirar a fita com uma esponja. O óleo pode ser usado também em vidros. Porém, neste caso, recomenda-se sempre realizar uma limpeza final com álcool, para evitar manchas.

 

  1. Acetona: o produto deve ser despejado em pequena quantidade sobre a fita colada. Após a acetona evaporar (sua grande vantagem), a fita se soltará com mais facilidade. O uso da propanona, como o composto também é chamado, é contraindicado apenas para superfícies sensíveis, como o papel, plástico e com tintas.

 

Há vários modelos de fitas dupla face disponíveis no mercado, assim como muitas possibilidades de aplicações. Portanto, recomenda-se ler o manual de instruções da fita adquirida antes de aplicá-la.

Não se esqueça de nos contar depois nos comentários qual a melhor alternativa!

 

A PrintLoja tem uma grande variedade de fita dupla face. Compre em nossa loja virtual e escolha a melhor fita para as suas necessidades: www.printloja.com.br

Deixe seu comentário