As impressoras acompanham os computadores pessoais desde o seu início, mas hoje em dia cada vez menos pessoas possuem impressoras e até mesmo nas lojas que vendem eletrônicos as impressoras já tem mais o mesmo destaque que já tiveram há não muito tempo. Por outro lado, ainda se imprime muito, talvez até mais do que antes. Como é possível cada vez mais impressões com cada vez menos impressoras?

Isso acontece porque cada vez mais pessoas deixam de ter impressoras e recorrem aos serviços de impressão quando necessário.

E estabelecimentos para isso é o que não faltam.

Além de muitos estabelecimentos especializados em impressão, atualmente também quase todas as papelarias e muitas lojas de informática e lanhouses oferecem o serviço.

Hoje em dia encontrar um local para imprimir seu arquivo é tão fácil quanto encontrar um local para “tirar um xerox”.

E o que está por trás de tanta disseminação dos serviços de impressão?

Os baixos custos que as pessoas percebem por esse serviço o que acaba por criar uma alta procura.

A conta que se faz é o preço da impressora, seus insumos (o cartucho de tinta, o toner ou a fita de impressão e o papel) dividido pelo número de impressões. Esse é o custo que a pessoa dona da impressora tem por cada impressão.

Por outro lado, ao se usar algum serviço de impressão a pessoa paga por cada impressão e não precisa arcar com o custo do equipamento, da tinta e do papel.

Normalmente quem imprime muito faz essa conta e chega a conclusão de que compensa possuir uma impressora pois o valor desta e dos seus insumos fica diluído por uma grande quantidade de impressões e, portanto, os custos ficam baixos.

Por outro lado, quem imprime pouco acaba chegando à conclusão de que é mais barato recorrer aos serviços de impressão nas poucas vezes em que precisa, pois a pequena quantidade de impressões não é suficiente para diluir o custo da impressora e seus insumos a um valor por impressão satisfatório.

O que procuramos mostrar nesse artigo não é que os custos de se imprimir em casa são mais baixos do que as pessoas normalmente calculam por esse método, mas que, na verdade, os custos de se usar os serviços de impressão são muito mais altos do que as pessoas pensam.

Portanto, vamos aos custos de se usar esses serviços que normalmente as pessoas esquecem de considerar.

Os custos ocultos dos serviços de impressão

COMODIDADE

Essa é óbvia. É muito mais cômodo ter a sua impressão sem ter que sair de casa, mas quando as pessoas levam esse fator em consideração só lembram que ter que se deslocar por alguns poucas centenas de metros ou, vá lá, alguns poucos quilômetros, não é tão ruim assim que justifique os custos maiores de se ter uma impressora. Mas será mesmo?

Lembrem-se que nem sempre o clima está bom e sair embaixo de chuva é muito mais custoso que um dia de sol.

servicos de impressao comodidade
”Você vai sair agora?” “Só vou logo ali. Preciso imprimir esse documento.” – Fonte: site unsplash

TEMPO

O tempo nesse caso refere-se ao tempo cronológico, aquele marcado pelos relógios. E aqui também as pessoas que preferem não ter uma impressora em casa não parecem considerar um grande problema em condições normais.

E, de fato, quando as pessoas se planejam e tudo sai conforme o planejado, não é mesmo um grande problema o tempo gasto no deslocamento a algum serviço de impressão, mas e quando as coisas saem do previsto?

Ter uma impressora pode ser a diferença entre atender ou não o prazo para o envio daquele importante contrato.

servicos de impressao comodidade
“A gráfica rápida vai fechar em 15 minutos. Vai dar tempo… ou não?” – Fonte: site unsplash

 

PRIVACIDADE

Eis mais um culto oculto dos serviços de impressão normalmente negligenciado. Muitos desses serviços oferecem a comodidade de receberem os arquivos para impressão por e-mail ou até mesmo Whatsapp.

De fato, isso poupa um pouco de tempo à medida que você não terá que ir duas vezes ao local ou esperar para que o serviço fique pronto, mas lembre-se que o arquivo ficará em posse do estabelecimento, que poderá usá-lo como bem entender.

Os contratos comerciais, os dados financeiros da empresa, a arte do logotipo, o trabalho que concorrerá no concurso, enfim, tudo que você mandar para impressão poderá ser usado para outras finalidades que podem prejudicá-lo.

Claro que sempre há a possibilidade de se apelar para as vias judiciais a fim de conseguir uma reparação de algum prejuízo causado pelo uso indevido dos seus arquivos, mas isso também custa, leva tempo e nem sempre é garantido o ressarcimento. Vale a pena correr esse risco?

Você pode levar os seus arquivos para impressão em um pen drive e assim diminuir um pouco o risco, mas apenas um pouco, afinal copiar um arquivo de um pen drive para o disco rígido do computador da loja é tão rápido quanto um apertar de teclas de atalho.

E isso nos leva ao último item dessa relação de custos ocultos dos serviços de impressão.

servicos de impressao problemas
“Não é arriscado mandar imprimir esse contrato com essas cláusulas confidenciais?” “Eu nunca tive problema… até agora” – Fonte: site unsplash

 

SEGURANÇA

E por fim, mas não menos importante, a segurança. Todos sabem dos perigos que podem vir pela internet, mas a maioria esquece que esses mesmos perigos podem vir através dos pen drives.

E normalmente são por eles que a maioria das pessoas que usam serviços de impressão levam seus arquivos para esses estabelecimentos.

Considere que os computadores desses estabelecimentos recebem centenas ou mesmo milhares de pen drive conectados nas suas portas USB.

Por isso a probabilidade de estarem infectados é muito alta.

E quando um computador está infectado, todo pen drive que é conectado a ele também fica infectado.

E aí você estará levando a praga virtual para os computadores da sua empresa ou da sua casa.

E se você acha que é exagero, saiba que o programa nuclear iraniano para a construção da bomba atômica pode ter sido atrasado em anos por causa disso. Mas esta é uma história longa, para um próximo post…

 

Resumindo: se você não tem uma impressora porque acha mais barato utilizar os serviços de impressão, não esqueça de considerar também nesses cálculos o desconforto de sair de casa em condições climáticas ruins, perder o prazo de mandar um documento porque não deu tempo de chegar na loja ou só porque a fila de atendimento estava grande, a falta de privacidade de ver os seus documentos expostos aos funcionários das lojas ou pior, ter o seu arquivo usado para outros fins e, por fim, trazer alguma praga virtual para sua casa ou empresa que pode destruir os arquivos dos seus HDs.

Esperamos ter colocado aqui alguns prós e contras para este tipo de trabalho. Claro que vai depender muito do tipo de trabalho que quer realizar e o volume de impressão.

 

E não esqueça também de consultar os preços dos cartuchos de tinta e toners da PrintLoja, temos os melhores preços e formas de pagamento do mercado. Além disso, fomos considerados o melhor atendimento de e-commerce no ramo de materiais de escritório.