Ah! O Carnaval… os dias do ano que fazem a alegria de pessoas de todas as idades em festas cheias de tradição e diversão. Independentemente se a folia acontecer na rua ou dentro de um salão, o costume de se fantasiar é seguido à risca, mesmo que seja apenas com um acessório. Por isso, nesta postagem, vamos lhe dar algumas idéias práticas de como fazer uma máscara de carnaval com utilização de uma impressora, basta imprimir, colorir, incrementar etc etc. Utilize sua criatividade, o céu é o limite!

Carnaval e as crianças

As crianças não ficam de fora da festa e seus rituais, integrando, inclusive, uma das faixas etárias que mais esperam pelos dias de festa. As possibilidades de fantasias para os pequenos vão desde as tradicionais, como de bruxinha ou palhaço, até os super-heróis e desenhos animados modernos.

Alguns pais e responsáveis, seja para sobrar dinheiro para o confete e a serpentina, ou mesmo para garantir mais conforto à criança, optam por investir apenas em uma máscara de Carnaval, que pode ser feita em casa.

Máscaras de Carnaval

A tradição de colocar máscaras nos dias de folia é bastante antiga e faz sucesso até hoje. Existem diversos modelos do acessório, que podem serem feitos com vários materiais, como gesso, tecido ou papel.

As máscaras de papel são as mais fáceis de produzir, bastando que você tenha uma boa tinta para impressora, papel, tesoura e outros artigos, conforme o modelo escolhido.

Modelos de máscaras para imprimir

O primeiro passo para produzir a sua máscara de papel é escolher o modelo que será impresso. Chame as crianças para tomar essa decisão e ajudar na produção do apetrecho. Assim, vocês passarão mais um dia divertido juntas e, no dia da festa, será garantido que ela gostará da máscara dela.

Veja alguns moldes de máscaras para imprimir:

molde de mascara azul decorada para imprimir
Máscara Azul para imprimir. Fonte site : artesanatopassoapassoja

Este é um modelo clássico que agrada até as pessoas mais discretas. O azul combina com praticamente tudo e toda criança gosta. Que tal ir a família toda com máscaras iguais?

Máscara vermelha e laranja para imprimir. – Fonte site : artesanatopassoapassoja

A combinação rosa e amarelo é perfeita para quem quer dar destaque ao lado feminino. O modelo é perfeito para os carnavalescos quem gostam de extravagância, ainda mais com os detalhes nas pontas da máscara.

Este modelo é um pouco mais discreto do que o rosa, mas, ainda assim, garante aquele toque especial típico de Carnaval. Outro clássico, sinônimo de beleza e elegância em meio à multidão.

O último molde colorido que apresentamos tem detalhes que lembram chamas de fogo, alongados para as pontas com recorte especial. Geralmente, os meninos adoram esse modelo, que lembram os heróis e vilões com poderes de fogo.

Claro que, para os acessórios acima ficarem mais bonitos, é fundamental ter uma boa tinta para impressora, e que seja colorida. Porém, a grande vantagem é que você ganha muito mais tempo produzindo esses modelos, já que eles saem praticamente prontos.

Mas, se a ideia é fazer algo mais personalizado, existem ainda outros moldes disponíveis, como estes abaixo:

modelo simples de mascara para imprimir.
Modelo simples de máscara para impressão. – Fonte: henpartysuperstore

Este é um molde básico, que permite que você use sua criatividade ao máximo para sair no Carnaval da forma como quiser. O modelo possibilita que você preencha a máscara com cartão colorido, canetinha, tinta ou qualquer outro recurso que achar melhor.

Máscara preto e branco para imprimir. – Fonte site : artesanatopassoapassoja

O modelo que cobre todo o resto é ideal quem quer se diferenciar investindo somente em máscara. No molde acima, o desenho da borboleta no lado esquerdo do rosto permite que você opte por cores, brilho e textura. Basta usar os recursos certos!

Máscara Desenho Lula Molusco para imprimir. – Fonte site : artesanatopassoapassoja

Os desenhos animados são sempre uma boa pedida de máscara de Carnaval para os pequenos. O molde acima, bem diferente do habitual, é do Lula Molusco. Por ser divertido e fácil de identificar, a própria criança pode ajudar na confecção, pintando o preenchimento e dando ideias de como incrementar.

Máscara Star Wars para imprimir. – Fonte site : artesanatopassoapassoja

Os modelos de máscaras que lembram clássicos do cinema também não caem de moda e fazem sucesso no universo infantil. Imagina a máscara acima, do Stars Wars, incrementada com algum brilho e um sabre de luz de brinquedo? Seu filho irá adorar! Que a força esteja com você!

molde de Máscara Anonymous para imprimir.
Máscara Anonymous para imprimir. – Fonte: geckoandfly.com
Máscara do homem aranha para imprimir
Máscara do homem aranha para imprimir. – Fonte: demonstre.com
Máscara Batman para imprimir
Máscara Batman para imprimir. Fonte: danaverde.me

Há muitos modelos de máscaras de Carnaval para imprimir disponíveis. Portanto, é muito importante saber o que se quer antes de ir à busca do modelo perfeito.

Deixando pronta para uso

A confecção da máscara impressa deve seguir o seguinte passo a passo:

  • Etapa 1 – Impressão do melhor modelo: uma vez que você escolheu o molde que quer usar, deve imprimi-lo, de preferência em papel com maior gramatura que a do papel sulfite (cerca de 75g), como algo próximo de uma cartolina. É recomendado também que o tamanho do papel cubra o rosto de quem for usar o acessório, para a máscara ficar inteira em uma impressão.
  • Etapa 2 – Desenhe na máscara: caso tenha escolhido os moldes mais simples, agora é o momento de personalizar e “dar a sua cara” ao apetrecho. Faça desenhos (pode ser a lápis), como formas geométricas ou outros específicos para facilitar no momento de incrementar o item.
  • Etapa 3 – Dê cores: seja com tinta, recorte ou colagem de papel cartão, as cores farão toda a diferença da sua máscara. Logo, essa é uma parte muito importante e deve receber atenção especial! Você pode, por exemplo, colar o molde em um papel cartão e recortá-lo direto no papel, para que a máscara fique firme e de uma cor só.
  • Etapa 4 – Invista em acessórios: não tem escapatória. Seja o mínimo de glitter e purpurina, até as pedrinhas brilhantes ou mesmo as extravagantes plumas, algum acessório deve ter na sua máscara. Afinal, Carnaval é sinônimo de brilho e você não vai ficar de fora. Apenas tome cuidado para não deixar o artigo muito pesado e acabar estragando ou atrapalhando no meio festa.
  • Etapa 5 – Escolha o tipo: sua máscara pode ser do tipo de Veneza, com cabo, ou fixa por um elástico.

Caso escolha com cabo, pode ser usado um canudo resistente ou papel cartão bem enrolado. Depois de deixa-lo da cor da máscara, basta anexá-lo com cola quente.

Já se achar melhor o outro modelo, será necessário apenas fazer um furo em cada extremidade lateral do acessório e amarrar duas pontas de elástico.

É importante que este não fique muito frouxo nem muito apertado na cabeça de quem for usar.

Dicas importantes

Lembre-se ainda destas cinco dicas importantes:

  • Se achar que a máscara não está muito firme, reforce a parte de trás com um pedaço de papelão cortado no mesmo molde.
  • Pinte a parte de trás da máscara para evitar que o papel se enrole ou a máscara fique deformada.
  • Use a criatividade! Não existe um jeito ideal de confeccionar uma máscara de papel. Há, sim, a sua maneira e as suas preferências por quais acessórios usar. Não tenha vergonha.
  • Não economize na tinta para impressora. O Carnaval acontece apenas uma vez no ano e pode ser que a sua máscara seja seu principal acessório para os dias de festa. Se achar que algo deu errado e precisa reimprimir, faça isso.
  • Divirta-se! Mais importante que a fantasia ou a máscara escolhida, o sorriso ainda é o melhor apetrecho na rua e no salão.

Bom Carnaval!